O Dia Municipal do Bombeiro assinalou-se no domingo, 22 de Maio, na Póvoa de Santa Iria com uma cerimónia que reuniu em formatura as seis corporações do concelho de Vila Franca de Xira e que ficou marcada pelas condecorações aos operacionais e oferta de uma ambulância subsidiada pela autarquia à Associação Humanitária da Póvoa de Santa Iria, no valor de 55 mil euros.
Numa mensagem dirigida a todas as mulheres e homens bombeiros, a vereadora da Câmara de Vila Franca de Xira, Manuela Ralha, reconheceu a importância do trabalho que desempenham em prol da comunidade e anunciou a “implementação da central municipal de operações cuja proposta está em fase final de apreciação”.
A presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria, Andreia Ferreira, aproveitou o seu discurso para alertar para a falta de voluntários, dificuldades financeiras e de integração de novos bombeiros profissionais numa profissão que deixou de ser atractiva.
O Dia Municipal do Bombeiro é celebrado há 33 anos no concelho de Vila Franca de Xira com um evento que passa, de forma rotativa, pelas seis associações humanitárias de bombeiros.