Sociedade | 09-06-2022 14:00

Vídeo. Santa Margarida vive pesadelo por causa da utilização de herbicida perigoso  

Vídeo. Santa Margarida vive pesadelo por causa da utilização de herbicida perigoso  

O MIRANTE continua a dar voz às vítimas dos crimes ambientais sem castigo em Santa Margarida da Coutada. Várias famílias estão impedidas de cultivar nos seus terrenos por utilização ilegal de um herbicida que contaminou uma vasta área e arruinou a vida a muitas pessoas.

O MIRANTE continua a dar voz às vítimas dos crimes ambientais sem castigo em Santa Margarida da Coutada. Várias famílias estão impedidas de cultivar nos seus terrenos por utilização ilegal de um herbicida que contaminou uma vasta área e arruinou a vida a muitas pessoas. Nesta reportagem contamos a história de João Dias e Lina Aragão, parceiros num projecto de agricultura biológica que chegou a receber dezenas de crianças em visitas de estudo.    

O calvário começou em 2011 quando João Dias mandou analisar uma charca de água e detectou a presença de coliformes fecais. 

Depois, em 2016 recebeu uma carta da APA a comunicar a contaminação do solo e água subterrânea devido à utilização de herbicida. O herbicida chama-se Bromacil e foi utilizado por volta de 2013, quando um vizinho decidiu fazer um muro na extrema do seu terreno e utilizou o perigoso herbicida para matar os marmeleiros bravos que ali se encontravam.  

Actualmente, o terreno que foi uma referência em termos de agricultura biológica, está entregue a cerca de uma dezena de cabras que ali foram colocadas como atracção turística para os alunos e professores que os visitavam 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo