Sociedade | 22-05-2022 18:00

Vila Franca de Xira recebeu competição internacional de bombeiros

Bombeiros de todo o mundo estiveram em competição nas piscinas de Vila Franca de Xira

Os World Firefighters Games envolvem 42 modalidades numa competição dedicada exclusivamente a bombeiros. O complexo das piscinas de Vila Franca de Xira recebeu mais de uma centena de atletas vindos de todos os cantos do mundo.

A 14ª edição dos World Firefighters Games decorreu no Complexo de Piscinas de Vila Franca de Xira e juntou mais de uma centena de atletas em provas de natação. A prova é exclusivamente dedicada aos bombeiros e é considerada a principal e mais prestigiada competição de bombeiros a nível internacional. Os atletas portugueses tiveram uma prestação digna de registo, com a conquista de oito medalhas. Em prova estiveram bombeiros vindos de todos os cantos do mundo.
Os World Firefighters Games envolvem a prática de 42 modalidades, nomeadamente Natação, Boxe, Futsal, Halterofilismo, Triatlo, Bilhar, entre outras. O ex-libris da competição é uma prova de Resistência Física extrema que testa as habilidades necessárias para desempenhar a profissão de bombeiro.
Ricardo Ferreira é um dos responsáveis por trazer, pela primeira vez, a competição de bombeiros para Portugal. A O MIRANTE confessa que foi um grande desafio reunir todas as condições para a realização do evento, nomeadamente o acesso a veículos de combate a incêndios para as provas dedicadas, encontrar alojamento para todos os atletas e conseguir que as autarquias garantissem os recursos humanos e materiais para que as provas fossem realizadas em segurança.

Mudar o estilo de vida para ser mais feliz
Vasco Castro representou os Bombeiros Sapadores de Lisboa numa prova de 400 metros estafetas. Bombeiro há 11 anos, afirma sentir orgulho em “servir da melhor forma e responder às suas necessidades da população”. Para isso, explica, é necessário estar na sua melhor forma física, e por isso, para além dos treinos que realiza no quartel, passa cerca de duas horas por dia a nadar. Vasco Castro revela que durante alguns anos foi atleta no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior e que a modalidade tem sido fundamental na sua formação enquanto pessoa e uma mais-valia para a sua profissão de bombeiro.
Taneo Campos, 83 anos, foi o atleta mais velho em competição e o que tem mais participações na prova, somando no total 12. Nesta edição, o brasileiro, natural de São Paulo, conquistou oito medalhas tornando-se o atleta mais medalhado em provas de natação do evento. Apelidado de “mestre”, Taneo Campos nem sempre foi activo e atlético. “Fui obeso, tinha diversos problemas de saúde e houve alturas em que desesperei. Felizmente consegui mudar o estilo de vida, e hoje sou uma pessoa muito mais feliz”, conta, com orgulho.

VFX é um exemplo em instalações desportivas

Em declarações a O MIRANTE, João Pedro Baião, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Vila Franca de Xira, admite que o executivo está sempre disponível para acolher competições nacionais e internacionais que acrescentem valor ao concelho uma vez que existem instalações de grande qualidade para a prática de modalidades como o triatlo, ciclismo, natação, entre outras. “Temos conseguido colocar Vila Franca de Xira no mapa do desporto nacional e internacional. Em Portugal, o desporto evoluiu muito e hoje em dia o atleta português tem as mesmas condições de treino dos seus adversários. Existem mais e melhores instalações desportivas e há cada vez mais e melhores treinadores”, sublinha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo