Sociedade | 21-05-2022 17:59

<strong>Vila Franca suspende PDM para permitir construção de cais de contentores na Castanheira</strong> 

contentores

Nova infraestrutura deverá movimentar 10 mil contentores de 20 pés no primeiro ano e quase 50 mil no final da concessão de trinta anos. Navegabilidade será feita consoante as marés por causa do assoreamento do rio. Vila Franca de Xira suspendeu PDM para permitir o avanço da construção.

O município de Vila Franca de Xira aprovou por unanimidade e implementou na última semana a sua primeira suspensão do Plano Director Municipal (PDM), visando permitir o avanço dos trabalhos de construção do novo terminal fluvial de contentores da Castanheira enquanto são realizados os procedimentos necessários de revisão do documento. 

Todas as forças políticas representadas no executivo consideram o projecto de sete milhões de euros importante para o concelho, não apenas por gerar postos de trabalho mas também por ajudar a reduzir o volume de camiões que diariamente atravessam o concelho. “Terá impactos positivos na economia, turismo e ambiente. Termos um Tejo navegável em toda a extensão do nosso concelho permite crescimento económico e reforço da nossa capacidade turística”, defende o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira. 

O Porto de Lisboa movimenta anualmente mais de doze milhões de toneladas de carga, que tem como principal destino a região norte de Lisboa e cuja expedição ocorre na sua maioria por via rodoviária, implicando uma grande pressão em concelhos como Vila Franca de Xira e Alenquer. 

O terminal fluvial da Castanheira é promovido pela Empresa de Tráfego e Estiva (Grupo ETE), que é hoje responsável por mais de metade do total de mercadorias movimentadas no Porto de Lisboa e faz mais de 300 viagens por ano entre os terminais de Lisboa, Mar da Palha e a Cimpor em Alhandra. 

As barcaças serão movimentadas Tejo acima entre os terminais de Lisboa e Castanheira por rebocadores que vão consumir 120 litros por hora de gasóleo. Os contentores vão em barcaças de modelo “Europa” com capacidade para 99 contentores cada, sem propulsão. Segundo o estudo de impacte ambiental, entre o primeiro ano de funcionamento e o trigésimo espera-se que as viagens entre os dois portos passem de uma para cinco por semana. 

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

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