Sociedade | 21-01-2022 11:02

Voluntários fazem censo de águias pesqueiras no vale do Tejo

Foto José Freitas

Iniciativa decorre no fim de semana de 22 e 23 de Janeiro, envolvendo cerca de meia centena de pessoas.

Cerca de 50 voluntários vão este fim de semana proceder a mais um censo das águias pesqueiras invernantes no vale do Tejo, desde a barragem do Fratel ao estuário, abrangendo também afluentes do rio e albufeiras próximas, como as de Castelo do Bode, Montargil, Magos e Muge. O estudo no vale do Tejo integra o quinto censo ibérico de águias pesqueiras invernantes, organizado e coordenado em Portugal pelo portal Aves de Portugal.info e em Espanha pela Fundación Migres.

Nos censos anteriores, realizados em 2015, 2016, 2017 e 2019, os resultados evidenciaram com clareza que o vale do Tejo é o local mais importante na Península Ibérica para a invernada da espécie. Desde os anos 80 do século passado que apenas existem registos esporádicos de nidificação da espécie em Portugal. O território nacional continua no entanto a ser um local de extrema importância para a invernada da espécie.

A águia pesqueira é uma ave de rapina de grande porte que se alimenta exclusivamente de peixe. Quando os lagos no norte da Europa começam a gelar, migra para África havendo um número substancial de aves que fica na Península Ibérica, onde passa o Inverno até regressar aos locais de reprodução.

Nesta região, o censo tem a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Santarém e dos Sapadores Bombeiros de Santarém, que com duas embarcações farão o trajecto com alguns voluntários entre Santarém e Almourol e Santarém e Vila Franca de Xira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo