A Palavra dos Leitores | 23-07-2021 10:40

A pele é o maior órgão do corpo humano

Tem como principais funções proteger, isolar, controlar e absorver, até identificar.

É a nossa primeira barreira contra o mundo exterior. Tantas vezes que negligenciamos as suas funções. E geralmente lembramo-nos mais dela no verão, quando a expomos em maior percentagem e diretamente ao Sol.


E é nos cuidados básicos que a mantemos saudável e protegida:


HIDRATAR
Sempre! A hidratação do nosso organismo reflete-se de imediato na pele. Rugas, ondas, e algum ressequimento, podem acusar a falta de água. E esta hidratação deve ser permanente, todo o ano. Claro que também há alimentos que ajudam a uma maior hidratação e agora no verão temos imensas frutas que contribuem para isso – como a melancia, o melão, a meloa, a laranja, e tantos outros de que devemos abusar para fazer sumos. Há suplementos que nos podem ajudar a compensar algumas faltas de vitaminas como Colagénio, Betacaroteno, Biotina, Aloé Vera, Selénio e Vitamina E.


NUTRIR
Não só por dentro nutrimos e hidratamos a pele, como também o devemos fazer por fora, com cremes hidratantes. Uma hidratação diária da pele, que deve ter presentes ingredientes o mais naturais possíveis, evitando parabenos e outros agressores. Quando se trata de zonas com tendência a secar mais rapidamente como cotovelos, joelhos ou calcanhares devem usar-se emolientes como óleo de coco, vaselina ou, por exemplo, geleia real.
E em zonas mais fragilizadas, com cicatrizes, por exemplo, usar outros com dupla ação cicatrizante-hidratante como baba de caracol ou rosa mosqueta.
Ter atenção também a zonas específicas do corpo onde a pele merece cuidados particulares como rosto, lábios, pescoço, colo do peito, mãos. Como são zonas expostas todo o ano, a tendência à pele degradar-se mais rapidamente é maior e então a hidratação deve ser específica ao tipo de pele (oleosa, mista, seca), e a limpeza também deve ser feita com maior regularidade – máscaras naturais, desmaquilhantes suaves, fator de proteção solar.

LIMPEZA
É uma tarefa muito importante e que deve ser feita com regularidade. Uma escovagem a seco ajuda a retirar a pele e células mortas e a drenar e irrigar. Deve ser feita pelo menos uma vez por semana, antes do banho e a seco, e no final alimentada com óleo. O uso de sabonetes naturais é essencial também.


PROTEÇÃO SOLAR
Nesta altura do ano, devemos dar especial atenção ao uso de cremes solares e pós solares e, caso haja algum descuido usar cremes cicatrizantes, reparadores e calmantes em caso de SOS.
No momento da escolha, independentemente do nosso orçamento e da origem da marca, é importante verificar que o creme tenha fator de proteção solar face aos raios solares UVA e UVB de 1/3 do índice de proteção, que deve ser preferencialmente +50 (FPS+50).
Para aferirmos quando e qual o fator de proteção mais correto ao nosso tipo de pele e à radiação solar do momento, o site do Instituto Português do Mar e da Terra (www.ipma.pt) disponibiliza umas tabelas que dão uma ajuda. Eu por via das dúvidas, e porque sou muito clara de pele, uso sempre FPS+50.
As consequências de não protegermos e nutrirmos bem a nossa pele são inúmeras e, em muitos casos, podem conduzir a doenças autoimunes como psoríase, lúpus, ou até cancro da pele.
Todos os anos em Portugal, há mais de 12.000 novos casos de cancro de pele que estão na generalidade associados a exposição excessiva ao sol.
É importante, por isso, procurar uma vez por ano um dermatologista que ajude a vigiar alguns sinais de alerta que a pele vai dando!!
Cuide da sua com carinho!


Filipa Taxa Araújo
Coach de Nutrição Integrativa

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo