O MIRANTE TV | 18-02-2024 10:56

Sável já chegou a Vila Franca de Xira e poucos lhe resistem

“Março Mês do Sável” foi apresentado na Póvoa de Santa Iria

Há quase uma década que a campanha de gastronomia “Março Mês do Sável”, uma marca registada de Vila Franca de Xira, une sabores, tradições, a comunidade local e os visitantes.

A campanha deste ano foi apresentada sábado, 17 de Fevereiro, na zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, onde já se consegue ir a pé ou de bicicleta desde o Parque das Nações à cidade ribatejana.

O prato principal é o sável frito com açorda de ovas, feito à moda antiga como a comunidade avieira costumava cozinhá-lo. E pode ser degustado em 32 restaurantes do concelho.

Para quem cozinha o sável o principal segredo é a espessura das postas e a quantidade de horas que passa mergulhado em limão antes de ser consumido.

A apresentação na Póvoa de Santa Iria contou com um showcooking do chef Luís Machado, que confeccionou o prato na hora e o deu a provar a todos os visitantes que passavam pela zona ribeirinha.

Também actuou o Grupo de Marchas, Danças e Cantares Mulheres Avieiras da Póvoa de Santa Iria e o Rancho Típico Os Avieiros de Vila Franca de Xira.

É uma reportagem para ler na próxima edição impressa de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo