O MIRANTE TV | 25-04-2024 08:11

Coluna de Salgueiro Maia voltou a sair de Santarém 50 anos depois

Recriação histórica contou a participação de antigos militares envolvidos nas operações e de veículos que foram usados pelo Exército no 25 de Abril de 1974. Uma multidão assistiu ao desfile.

Santarém assistiu na noite de 24 de Abril a uma recriação da saída da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria, chefiada por Salgueiro Maia, que foi peça fundamental no derrube da ditadura, há 50 anos. A reconstituição contou com a participação de militares que, há meio século, participaram nas operações, tendo a coluna de veículos antigos percorrido algumas artérias da cidade perante os aplausos da multidão.

Uma homenagem a todos os militares aderentes ao Movimento das Forças Armadas, promovida pela Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, do Exército e do Município de Santarém.

Momentos antes, na antiga Escola Prática de Cavalaria, assistiu-se ao espectáculo “Esta é a madrugada que eu esperava”, evocativo da noite de 24 e madrugada do 25 de Abril na EPC, com encenação de Rita Lello e texto do coronel Correia Bernardo - um dos capitães envolvidos no Movimento das Forças Armadas e que planeou com Salgueiro Maia as operações a partir de Santarém.

O espectáculo conta com a participação de habitantes da região, de membros da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural e de alunos do Curso de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado. A organização pertenceu ao Município de Santarém e às Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém - Associação Cultural em parceria com o Exército Português e a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo