O MIRANTE TV | 22-11-2024 20:01

Igreja do Alporão reabriu em ambiente festivo e com direito a primeiro-ministro

Monumento nacional localizado no centro histórico de Santarém volta a receber visitantes, após 12 anos encerrado por razões de segurança.

Doze anos depois, reabriu ao público a Igreja de São João do Alporão, no centro histórico de Santarém. O monumento nacional com mais de sete séculos de história esteve encerrado por razões de segurança e foi objecto de requalificação complexa, dispendiosa e demorada. Na tarde de sexta-feira, 22 de Novembro, a nova vida do emblemático edifício mereceu honras de visita por parte do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, que tiveram como anfitrião o presidente do município, João Teixeira Leite.

A importância do momento e a visita da principal figura do Governo foram testemunhadas por muitas individualidades da sociedade civil escalabitana, políticos de diversos quadrantes e também de populares que fizeram questão de cumprimentar Luís Montenegro e tirar fotografias com o primeiro-ministro.

O mote para o ambiente festivo que se viveu foi dado por meia dúzia de elementos do Rancho Folclórico de Alcanhões, que fizeram uma demonstração de fandango após o descerramento da placa que assinala o momento. Alunos do Conservatório de Música de Santarém executaram também uma peça para a vasta plateia, antes dos discursos de João Teixeira Leite e Luís Montenegro, que tinham a escutar na primeira fila o anterior presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, que deixou funções autárquicas no início de Setembro para assumir a presidência do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

No seu discurso, o novo presidente da Câmara de Santarém sublinhou o investimento que tem vindo a ser feito nos últimos três anos no centro histórico da cidade, de que a reabertura da Igreja de São João do Alporão é exemplo. Ao todo, disse João Teixeira Leite, foram investidos mais de 17 milhões de euros de dinheiros públicos na zona antiga da cidade, a que se soma o avultado investimento privado realizado, nomeadamente pelo ISLA num novo campus e residência para estudantes, e por unidades de alojamento turístico, que ascende a mais de 12 milhões de euros.

Luís Montenegro gostou do que ouviu e afirmou que se sente reconfortado quando vê que os dinheiros públicos são bem utilizados e têm um efeito multiplicador. Disse que é bom que haja arrojo e ambição, saudando a Câmara de Santarém pela forma descomplexada como entende que deve ser a relação entre poder público e iniciativa privada em prol do desenvolvimento do território.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo