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Governo vai manter apoios aos jornais

LerOuvir no Algarve para discutir imprensa regional

O MIRANTE é o único jornal regional português com tiragens acima dos vinte mil exemplares. O facto de em conjunto com outro título publicado para a mesma região poder chegar em breve aos 50 mil exemplares foi referido como um exemplo a seguir por todas as empresas portuguesas ligadas à imprensa regional e local.

No LEROUVIR, encontro anual organizado pela Associação da Imprensa Regional Algarvia, que se realizou no passado sábado em Albufeira, o secretário de Estado ajunto do Ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte anunciou ainda que nos próximos tempos o Governo não vai mexer nos apoios aos órgãos da imprensa regional.Admitindo que a imprensa regional tem um papel cada vez mais importante na vida das comunidades, o governante defendeu no entanto a necessidade de avaliar os apoios do Estado à comunicação social regional. Depois de considerar que o sistema de incentivos pode melhorar, apoiando os que mais trabalham e criam empregos, Feliciano Barreiras Duarte lembrou que nalguns casos os apoios serviram para fazer disparar o número de títulos da imprensa regional, de 615 para cerca de 900 em apenas sete anos, ainda que a circulação de cada um tenha diminuído.Para o caso de haver na sala quem quisesse que este governo desfizesse o que foi feito pelo anterior, o secretário de Estado avisou logo de início que tinha feito o trabalho de casa e que já sabia que todas as medidas tomadas pelo anterior governo tiveram a aprovação das associações do sector. “Se alguma coisa não está bem tivessem cuidado melhor dos vossos interesses na altura próprias”, avisou nas entrelinhas do seu discurso enquanto respondia a algumas perguntas dos participantes.O LerOuvir é uma organização anual da Associação da Imprensa Regionalista Algarvia que este ano contou com a presença, entre outros, de Carlos Correia, investigador e professor de jornalismo na Universidade Nova, e de Fernando Cascais, director do Cenjor. As duas intervenções mais importantes do encontro abordaram as redacções do futuro e o papel da internet na conquista de novos e velhos leitores.Eduardo Costa, Francisco Santos, Jorge Correia e Joaquim António Emídio foram os restantes intervenientes que abordaram questões relacionadas com a publicidade, o porte pago e a profissão de jornalista.

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