O Mirante é um caso raro entre os ciberjornais regionais
“Estamos a chegar à net com algum atraso mas convictos que o fazemos no tempo certo.” Quando Joaquim António Emídio escreveu a primeira frase do editorial d’O Mirante de 31 de Outubro de 2002, a Internet já estava nas redacções dos media portugueses há sete anos. Nesse período já outros jornais regionais tinham chegado à “rede de redes”, como lhe chamou o sociólogo Manuel Castells. Dois anos volvidos (13 de Outubro de 2004), o jornal assumiu-se como “semanário regional, diário online”, com produção e actualização permanente em omirante.pt. A possibilidade de publicar notícias 24 horas por dia, sete dias por semana, foi, de facto, uma das grandes mudanças que a Internet trouxe ao jornalismo. Até então os leitores tinham que esperar uma semana para saberem as últimas sobre a sua terra. Também os jornalistas passaram a ter fechos de edição permanentes e já não apenas um por semana. Para além da instantaneidade, a Internet apresentava (e ainda apresenta) outras potencialidades, como a multimedialidade. Começaram, assim, a surgir notícias em vídeo. Ums novidade para os leitores, um desafio para o jornal. Os mesmos jornalistas passaram a ter que filmar, para além de escrever e fotografar. Novas tarefas que não intimidaram a redacção, que tem demonstrado, em omirante.pt, que também se destaca no fazer ciberjornalismo na imprensa regional (ciberjornalismo de proximidade). Aos 25 anos, O Mirante é uma referência em Portugal. Todas as semanas em papel, a qualquer momento na Internet. Num período em que as redacções dos principais media portugueses se esvaziam, é de louvar a persistência deste jornal do distrito de Santarém. “O que melhor faz jornalismo de proximidade”. Estas palavras, transcritas livremente, encontrei-as na primeira página de uma das edições aniversárias do jornal. Deparei-me com elas numa das primeiras visitas à redacção. Confesso que fiquei curioso, sobretudo para conhecer os argumentos para tal afirmação. Pude conhecê-los no decurso de um estudo sobre a transição da imprensa regional para a Internet. Resumo-os numa aposta nas pessoas: nos profissionais e no público (leitores). Uma raridade nos dias que correm. Seja nos media regionais ou nos ditos nacionais.“Pelo que sabemos e conhecemos dos nossos leitores O Mirante online vai ser um sucesso.” Uma década depois, as palavras do seu director cumprem-se. A ele e toda a equipa, especialmente os jornalistas, bem-haja.Pedro JerónimoInvestigador do Observatório do Ciberjornalismo na área dos media de proximidade
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