uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Tomar procura financiamento europeu para recriação do “Cerco ao Castelo”

Festa Templária vai decorrer este ano entre os dias 7 e 10 de Julho

A Câmara de Tomar está a tentar candidatar a iniciativa “Cerco ao Castelo” a fundos comunitários. A presidente do município, Anabela Freitas (PS), explicou que este foi um dos motivos para juntarem o evento do “Cerco ao Castelo”, que em anos anteriores se realizou sempre durante o mês de Maio, à Festa Templária, que decorre em Julho. “Existem apoios para estas iniciativas e vamos tentar ter acesso a esses apoios para podermos realizar uma Festa Templária com qualidade dando o maior apoio possível aos participantes”, referiu Anabela Freitas em sessão camarária.
A presidente informou também o restante executivo municipal que o evento, que decorrerá na segunda semana de Julho, vai ter um maior rigor histórico. Este ano não vai ser permitida a venda de pipocas ou balões, nem qualquer actividade que não existisse no tempo da recriação histórica. “Queremos ser o mais realistas possível e na era medieval não existiam balões nem pipocas”, explicou.
Este ano a Festa Templária realiza-se entre os dias 7 e 10 de Julho e vai ter uma evocação do cerco de 1190, promovido pelas tropas do rei de Marrocos, Almansor, que efectuaram um forte contra-ataque, fazendo recuar os portugueses desde o Algarve até ao rio Tejo. “Nessa grande investida conquistaram e saquearam castelos e povoações por todo o Alentejo e Ribatejo. A 13 de Julho, 900 guerreiros árabes chefiados por Almansor cercaram o Castelo Templário de Tomar. Lá dentro, cerca de duas centenas de defensores eram comandados por um velho guerreiro, de 72 anos, Gualdim Pais”, pode ler-se em nota de imprensa do município. “Os invasores saquearam os campos do vale do Nabão e durante seis dias cercaram o castelo, fazendo várias tentativas para o conquistar. No entanto, os cavaleiros templários foram ao seu encontro e fizeram o contra-ataque”, acrescenta a mesma nota.
A Câmara de Tomar, que organiza esta festa em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar e o Convento de Cristo, refere que para a concretização desta iniciativa é “fundamental” o empenho das freguesias do concelho e de todas as associações, parceiros base desta realização, garantindo o tradicional desfile templário de sábado à noite. Este ano será feita homenagem a Gualdim Pais na igreja matriz de Santa Maria dos Olivais.
O município tem juntado o máximo de entidades e saberes específicos para a concretização de uma nova variante da Festa Templária que assumirá Julho como o mês Templário de Tomar. “A nova Festa Templária concretizará a estratégia desenvolvida pelo município de criação da Rede Europeia de Cidades Templárias em que Troyes (França), Ponferrada (Espanha), Monzon (Espanha) e, brevemente, Peruggia (Itália) são já parte deste vasto mundo de saberes ancestrais, onde Tomar é um dos seus símbolos maiores”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...