Mação quer dar a conhecer ao mundo o vinho Chave Dourada
A Chave Dourada é um vinho que se produz apenas na região de Mação e é muito apreciado pelos habitantes do concelho e pelos seus visitantes. Noutros tempos este vinho era um grande embaixador de terras de Mação. Só para citarmos um exemplo, o Chave Dourada foi um dos principais vinhos da ementa da inauguração da estátua de D. José, na Praça do Comércio, em Lisboa.
Um grupo de cidadãos do concelho fundou a confraria do Vinho da Chave Dourada. Um dos propósitos da associação é precisamente o desenvolvimento desta marca e a ajuda aos produtores locais. Enquanto o negócio não ganha asas os confrades organizam encontros culturais de forma a reviverem tradições.
No passado dia 7 de Maio realizou-se mais uma viagem de grupo pela zona norte do concelho visitando povoações como Chão de Codes, Cabo, Mesão Frio, Cardigos, Vales, Colos, Amêndoa, Castelo, entre outras. Os confrades juntaram-se ao final do dia num jantar no jardim municipal onde não faltou uma prova do vinho da Chave Dourada da Adega Vale da Má Tempra, de Penhascoso.