uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Receita da derrama em Constância caiu a pique em 2015

Imposto que incide sobre os lucros das empresas caiu de 200 mil euros para 6500 euros. Mesmo assim o município terminou o exercício com um saldo positivo de 280 mil euros.

Com um saldo positivo na ordem dos 280 mil euros e uma descida acentuada dos valores cobrados em derrama, os documentos de prestação de contas do município de Constância de 2015 foram aprovados por maioria, anunciou a autarquia liderada por Júlia Amorim (CDU).
No documento pode ler-se que “a execução da receita respeitante à derrama foi de apenas 6.521 euros face aos cerca de 200 mil euros cobrados em anos transactos” e que o valor de despesa executada se manteve “próxima de 2014, tendo-se verificado uma diminuição da despesa corrente em 2015”. A derrama, recorde-se, é um imposto autárquico definido anualmente pelos municípios, tendo como limite máximo o montante de 1,5% sobre o lucro tributável das empresas sujeitas e não isentas de IRC.
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Constância refere que o saldo positivo é “reflexo de uma criteriosa gestão”, observando que o ano de 2015 se desenvolveu “num quadro de continuidade de recessão económica, com repercussões negativas ao nível do tecido económico e da disponibilidade financeira das famílias”.
No que respeita à execução e evolução da política orçamental, entre outros aspectos, o documento evidencia que em 2015 as receitas arrecadadas pelo município totalizaram 5,5 milhões de euros, dos quais 4,7 milhões de euros são de natureza corrente e 607 mil euros de capital.

Mais Notícias

    A carregar...