
“É preciso ter a coragem de modernizar a democracia”
Deputado Duarte Marques integra a nova comissão parlamentar para o reforço da transparência e diz que é necessário tomar medidas arrojadas. “Até a igreja se modernizou mais depressa que a política”, diz.
O deputado do PSD, Duarte Marques, eleito por Santarém, foi escolhido pelo seu partido para integrar a recém-criada Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas na Assembleia da República. Entre as propostas já apresentadas pelo PSD estão a redução do número de deputados, o voto preferencial e o alargamento das incompatibilidades para ex-membros do Governo também para empresas públicas.
Duarte Marques, natural de Mação, considera “uma grande honra poder integrar esta comissão e defender várias medidas que possam reforçar a democracia. É preciso inovar e ter a coragem de modernizar a democracia, responder aos novos desafios e combater aquilo que parece cada vez mais um corte de relações entre os portugueses e os políticos”. E considera mesmo que “até a igreja se modernizou mais depressa que a política”.
Temas como o lobbying, combate à corrupção, transparência das decisões, sistema político, incompatibilidades, mandatos e responsabilidade estarão na órbita do trabalho dessa comissão e deverão ser objecto de propostas.

Mais Notícias
Opinião
