uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Andrea Firmino

Advogada, 34 anos, Cartaxo

Costuma dar boleia a estranhos?
Não costumo dar boleias a estranhos. Nascemos e crescemos a associar a boleia a eventuais situações de perigo, como tal não é meu hábito fazê-lo!
Que político era capaz de convidar para almoçar? O que lhe diria?
O nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Congratulava-o pelo excelente trabalho inovador e socialmente relevante que está a desenvolver utilizando, para tal, a figura da Presidência da República; pedia-lhe que continuasse a centrar todos os seus esforços na promoção do diálogo entre as forças políticas nacionais, tendo em vista levar Portugal a bom porto. Seria bom para as gerações presentes e futuras.
Que opinião tem da vida nocturna de Santarém?
Com três filhos pequenos não tenho, actualmente, grande opinião sobre a vida nocturna de Santarém mas se ela existe está francamente pouco divulgada.
Para que país não viajava mesmo que lhe pagassem tudo?
Actualmente não viajaria para nenhum país com um histórico elevado de terrorismo.
A que petisco não resiste?
Adoro tudo o que seja petisco! Talvez porque associo petisco a festa, conversa entre amigos, convívio, etc... Mas não resisto mesmo a caracóis e caracoletas.
Alguma vez pensou emigrar?
Sempre encetei todos os esforços para não ter de emigrar. Não troco a nossa “luz” por nenhum sítio deste Mundo.
Qual o piropo mais original que já lhe disseram?
“Assim até eu gostava de ir para a prisão”. Acho que quem o disse conseguiu uma boa ligação entre a parte pessoal e profissional.
Como reagiria se um desconhecido lhe oferecesse flores?
Agradecia, porque adoro flores mas é claro que de seguida desconfiaria. Afinal, como se costuma dizer: “não há almoços grátis”!
Gosta de conduzir o seu carro ou prefere que a conduzam?
Já fiz tantos quilómetros ao volante que hoje prefiro ser conduzida.
As redes sociais afastam-nos ou aproximam-nos dos outros?
Penso que regra geral aproximam pessoas, nomeadamente as que já não têm entre si contacto há muito tempo. Apesar de ser cada vez menos fã de redes sociais, acho que podem aproximar pessoas que não têm contacto entre si há muito tempo e podem ser importantes na divulgação de bens, serviços e de informação relevante.
Dia ou noite?
Sempre gostei mais da noite. É o momento em que estou mais disponível para reflectir e tomar decisões de uma forma mais calma e sensata.
Se pudesse para onde viajaria amanhã?
Se pudesse, amanhã viajaria com toda a minha família para um safari no Quénia, seguido de praia em Zanzibar. Tenho uma enorme curiosidade em relação a estes destinos e desde que estive em Moçambique sinto uma enorme vontade de voltar a África.
As mulheres hoje dão mais atenção ao trabalho do que à família?
Penso que hoje as mulheres querem uma situação de equilíbrio entre família e trabalho e acho que tanto os companheiros como os filhos estão cada vez mais aptos a colaborar nessa exigência dualista da qual, regra geral, nenhuma mulher se consegue livrar.
Qual é a melhor forma de aliviar o stress?
Beber um copo de vinho ao final da noite.
Os homens ainda se querem feios, porcos e maus?
Mas porquê “ainda”?! Pessoalmente, nunca quis um homem feio, porco e mau! E o meu marido é a prova que não me identifico de todo com isso.
O que acha das pessoas que maltratam animais?
Não percebo o porquê de o fazerem. Penso que quem maltrata e abandona um animal com toda a probabilidade também maltratará um humano. Na minha opinião, o caminho é o da criminalização severa deste tipo de actos.
Qual é o doce a que não resiste?
Prefiro salgados a doces, mas amo farófias, principalmente o molho.
De quem é a culpa das alterações climáticas no planeta?
A culpa é, sem dúvida, de todos nós.
Já alguma vez foi a Fátima a pé?
Já fui várias vezes a Fátima a pé e não tenho dúvidas que quem vai uma vez sente sempre a necessidade de voltar a fazer a peregrinação. Nunca me motivou ir para pedir mas apenas agradecer todo o bem que me é dado diariamente e todo o bem que me é permitido fazer pelos outros.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques