uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim em festa comemora 25 anos de cidade

Almeirim em festa comemora 25 anos de cidade

Festejos continuam a apostar nas picarias e na animação musical

Almeirim assinala os 25 anos de elevação a cidade no dia 20 de Junho mas a animação na capital da Sopa de Pedra começa dois dias antes, com as festas da cidade, que se prolongam até dia 26. O evento tem um programa recheado de animação, em que não vão faltar as picarias, recuperadas em 2014, ao fim de três décadas em que esta actividade esteve suspensa na sequência da morte do jovem de 16 anos, Paulo Manuel Sampaio. Com preocupações de segurança e tendo como objectivo a animação das pessoas, a câmara, que organiza as festas, tem cativado cada vez mais público para as picarias e no ano passado teve mesmo que aumentar a manga.
As festas da cidade têm lugar no Jardim da biblioteca e durante os nove dias há um elemento comum, o folclore, representado pelos diversos grupos do concelho. De resto o programa é diversificado e inclui marchas populares, cavaquinhos, atletismo, música popular portuguesa, exposição de pintura, encontro de sketchers, actividades lúdicas e o lançamento do livro “Concertos d’Versus”, de Alfredo Fortunato e Francisco Henriques. A obra é apresentada dia 20 de Junho, às 21h30, no auditório da biblioteca municipal.
O modelo das festas deste ano não difere das dos últimos dois anos e segundo o presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, os festejos são programados com os recursos existentes e possíveis. Mesmo assim o município não deixa de apostar em alguns nomes conhecidos do panorama musical, como Fernando Correia Marques (dia 23) e Olavo Bilac (26). A organização aposta ainda no grupo Secret Lie, da cantora do concelho, Sara Madeira, no dia 24, que já tinha estado nas festas de 2014. Actuam ainda no palco principal David Antunes (21) e Andarilhos (Música Folk Duriense) no dia da cidade. Os concertos são à noite, depois das 22h00.
No dia 18 de Junho, às 19h00, é inaugurada a exposição de pintura de Evaristo Lucas no átrio da biblioteca municipal. Destaque para as marchas da Universidade Sénior de Almeirim e da Class 20 (dia 18), de Almeirim (19), do CRIAL (22) e de Benfica do Ribatejo (26). As marchas desfilam na avenida 25 de Abril, sempre por volta das 22h00. As picarias só não se realizam nos dias 20 e 21 e começam sempre às 00h00. E quem tiver fome ou sede tem à disposição várias tasquinhas das colectividades e instituições do concelho, com diversos petiscos.

Almeirim em festa comemora 25 anos de cidade

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques