uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival da Sopa da Pedra e do Petisco com preocupações sociais

Festival da Sopa da Pedra e do Petisco com preocupações sociais

Evento que decorre em Agosto em Almeirim vai ajudar os mais desfavorecidos

A organização do Festival da Sopa de Pedra e do Petisco em Almeirim vai este ano ter uma preocupação solidária com iniciativas para ajudar os mais desfavorecidos. Ainda antes do festival, que decorre de 31 de Agosto a 4 de Setembro, promove uma angariação de alimentos entre Junho e Agosto em dois supermercados da cidade, em troca de alimentos para os mais desfavorecidos. A iniciativa chama-se “Missão Frade Comilão” e decorre em associação com duas instituições da cidade, a Fraterna Ajuda Cristã (FAC), da igreja católica, e a Proabraçar.
A organização vai também colocar à venda um íman alusivo ao Festival da Sopa da Pedra para ajudar também os desfavorecidos. Quem adquirir o íman está a ajudar a FAC e a Proabraçar com 50 cêntimos. Segundo a organização estas duas organizações fornecem, todos os meses, alimentos a cerca de 450 famílias. Outra das novidades é a interacção com as escolas, intitulada Frade Parade, que leva aos alunos um boneco de madeira, que é a imagem do frade da Sopa de Pedra, para estes decorarem. Um júri vai escolher os vencedores, que ficarão expostos no festival.
O Festival da Sopa da Pedra e do Petisco de Almeirim realiza-se no Parque das Tílias, junto à praça de touros. Com o crescimento do festival, organizado em parceria pela Confraria Gastronómica de Almeirim e pela Câmara Municipal de Almeirim, decidiu-se também alargar o horário de funcionamento até às 2h00.
Na apresentação do certame, o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, congratulou-se com o crescimento do festival que, de ano para ano, tem aumentado em número de visitantes. O autarca sublinha que este evento promove, além da gastronomia local, a economia do concelho. Pedro Ribeiro lembra que os restaurantes da Sopa de Pedra servem mais de nove milhões de refeições por ano.
Pedro Ribeiro salientou a importância do marketing na divulgação do festival. Além de Outdoors nas auto-estradas, a publicidade em caixas multibanco é uma proposta a ser discutida. É importante captar a atenção de operadores e investidores no sector do Turismo que ajudem a promover Almeirim como um marco gastronómico do país. Segundo o presidente, quando comparado com outros locais, Almeirim é líder na acessibilidade, preço e rapidez no serviço de refeições.
Sendo a gastronomia o ponto forte do festival, a organização apostou em workshops de cozinha com chefes do Estoril e Lisboa e um concurso de pastelaria onde o principal ingrediente será o melão. O festival promove também uma actividade direccionada para crianças que vão confeccionar receitas tradicionais da região.

Festival da Sopa da Pedra e do Petisco com preocupações sociais

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques