Projecto do crematório de Almeirim avança no próximo mês
A Câmara de Almeirim está em condições de entregar a elaboração do projecto para a construção do crematório no cemitério da cidade no próximo mês. A autarquia, segundo avança o presidente, Pedro Ribeiro, já contactou gabinetes de arquitectura com experiência neste tipo de projectos e falta apenas seleccionar quem vai fazer o trabalho, que será adjudicado por ajuste directo (sem concurso). Almeirim antecipa-se a Santarém, onde a proposta para lançamento de um concurso para a concepção, construção e concessão de um equipamento destes foi rejeitado, no dia 13 de Junho, pela segunda vez pela oposição, que tem maioria no executivo.
A ideia de construção do crematório é da Junta de Freguesia de Almeirim, que gere o cemitério, mas é a câmara que está a gerir o processo e vai pagar a obra que tem um custo previsto de 400 mil euros. A localização mais provável é na zona ajardinada, onde se situa a capela, à entrada do cemitério, do lado direito. O crematório não vai ser concessionado a privados e a sua gestão vai ficar entregue à junta de freguesia, em parceria com a câmara.
No início da exploração, a câmara deverá receber cerca de 90 por cento dos lucros com vista a pagar o investimento. Após o equipamento estar pago os proveitos serão repartidos em partes iguais por cada autarquia. O crematório é o primeiro a avançar no distrito de Santarém. No Entroncamento chegou a ser feito um projecto para um equipamento destes mas nunca chegou a avançar.
Mais Notícias
Destaques

Toneladas de sardinhas e milhares de litros de vinho para oferecer na Festa da Sardinha Assada

Almeirim em festa comemora 25 anos de cidade

Tasquinhas do Alviela regressam a São Vicente do Paul

Festa do Entroncamento entre o largo da câmara e o largo do mercado
