uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cavalos sem controlo em Almeirim são uma dor de cabeça para as autoridades

Cavalos sem controlo em Almeirim são uma dor de cabeça para as autoridades

Este ano já houve seis incidentes e vão ser pedidas medidas ao Ministério Público

Cavalos em fuga e cavalos que aparecem mortos em Almeirim são uma situação que está a criar muitas dores de cabeça às autoridades. Só este ano já houve seis situações de incidentes com equídeos da comunidade cigana e a própria GNR já foi vítima de um cavalo em fuga, que danificou um carro patrulha enviado para controlar a situação. A mais recente situação ocorreu na semana passada com uma égua qua apareceu morta num terreno na urbanização por trás do supermercado Lidl, na cidade, e que estava a pôr em risco a saúde pública pelo facto de ter ficado mais de 24 horas no local. Com as temperaturas altas o cadáver entrou rapidamente em decomposição.
A solução passa agora pela elaboração de um relatório documentado com as várias situações que têm ocorrido, que vai ser remetido para o Ministério Público, no sentido de serem tomadas outras medidas. Esta situação foi abordada na quinta-feira, 9 de Junho, entre o comandante da GNR de Almeirim, Cláudio Pereira, e o veterinário da cidade José Luís Cruz, chamado ao local da urbanização onde foi encontrada a égua morta. Na altura os dois elementos falaram da necessidade de se encontrar uma solução para se evitarem mais situações do género, numa conversa a que O MIRANTE assistiu.
No relatório vai alertar-se o Ministério Público para os perigos da existência destes animais sem controlo, seja para a saúde pública, seja para a segurança das pessoas, uma vez que já houve vários acidentes rodoviários provocados por cavalos à solta. A ideia é tentar obrigar a comunidade cigana a criar condições para ter os animais, como um terreno vedado e alimentação em condições, já que na origem das mortes está a falta de comida e de cuidados veterinários. Em último caso pede-se que os animais sejam retirados aos proprietários.
Além da situação do cavalo à solta na Rua de Coruche, na noite de 24 de Março, que provocou estragos na viatura da Guarda e que representava um perigo para a circulação automóvel, há outras situações graves no concelho. Como a que aconteceu no dia 11 de Novembro do ano passado, quando um cavalo teve de ser abatido em Fazendas de Almeirim por ter ficado ferido num acidente com um carro. A condutora do carro que chocou com o animal foi transportada ao hospital com ferimentos ligeiros. Uma semana antes no mesmo local um cavalo em fuga também chocou com um carro no mesmo local, no cruzamento do antigo forno de tijolo. Há cerca de dois meses na Estrada Nacional 114, no cruzamento para Foros de Benfica e Fazendas de Almeirim, um cavalo de um comerciante que andava à solta também provocou danos numa viatura que circulava na zona.

Cavalos sem controlo em Almeirim são uma dor de cabeça para as autoridades

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques