uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nova estação de canoagem de Alvega vai ajudar a dar vida ao Tejo

Nova estação de canoagem de Alvega vai ajudar a dar vida ao Tejo

Espaço de lazer foi um investimento da Câmara de Abrantes comparticipado por fundos comunitários e a sua gestão foi confiada à Casa do Povo de Alvega.

A nova Estação de Canoagem de Alvega, concelho de Abrantes, foi inaugurada no dia 10 Junho e a localidade ganhou um novo equipamento de lazer. A inauguração contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. O novo equipamento vai ser explorado pela Casa do Povo de Alvega. O presidente da colectividade, Francisco Neves, agradeceu a confiança depositada na associação para que esta pudesse zelar pelo espaço: “Pretendemos dar vida ao nosso rio através de iniciativas e actividades que permitam que todos possam usufruir e tirar o máximo proveito deste espaço”.
A presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, destacou que este equipamento é resultado de um projecto de “devolução do rio Tejo à comunidade”. A autarca referiu ainda todas as intervenções já realizadas na zona ribeirinha e a sua importância para a economia local.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho destacou a importância do turismo de natureza para o país e para o desenvolvimento do interior referindo-se a este equipamento em Alvega como “um projecto de futuro”, pois irá potenciar esta área turística que a nível nacional só tem 2% de procura. O anterior edifício em madeira já não reunia condições, tendo sido demolido para dar lugar ao novo equipamento. Assente numa laje, a nova construção foi feita com materiais recicláveis e permite a passagem da água em caso de cheia sem degradar a nova infra-estrutura.
Tiago Saraiva, arquitecto que projectou o edifício, disse a O MIRANTE que esta obra representou um desafio. “Era como desenhar um edifício que também pode ser um submarino, pois pode ficar debaixo de água”, disse. A forma de contornar o problema foi a construção “não ser um obstáculo ao rio, que a água entrasse e passasse”.
Foi sempre com o objectivo de desenvolver a frente de rio à população que pensou no projecto. A estação de Canoagem de Alvega chegou a estar nomeada para o prémio de arquitectura internacional “Building of the Year 2016”, promovido pelo Archdaily, site dedicado à arquitectura.
A nova estação tem um espaço para guardar as embarcações, um bar, esplanada, instalações sanitárias com chuveiros e a zona envolvente também foi reabilitada. Representou um investimento de cerca de 270 mil euros, comparticipado a 85% por fundos comunitários.

Nova estação de canoagem de Alvega vai ajudar a dar vida ao Tejo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques