Torres Novas candidata-se a projecto europeu para integração de refugiados
O Município de Torres Novas apresentou a sua candidatura ao programa Europa Criativa para apoio à integração de refugiados. A acção a desenvolver insere-se na área de produção de conteúdos culturais que promovam a integração e a aceitação de refugiados, a promoção da diversidade e da tolerância.
Ajudar os refugiados a socializar e a expressar-se sem, necessariamente, falarem logo a língua do país de acolhimento ou oferecer a possibilidade de colaboração com organizações de outros sectores, com vista a estimular uma resposta mais abrangente, rápida, eficaz e de longo prazo são alguns dos objectivos este programa.
Com esta candidatura a autarquia assume-se como líder de um consórcio de seis entidades (três públicas e três privadas) num projecto orçamentado em 247.953.00 euros com duração de três meses e que integra representantes de vários países.
Recorde-se que Torres Novas já acolheu em Maio duas famílias de refugiados, provenientes do Iraque. Segundo informou Elvira Sequeira, vereadora da Cultura, na última reunião camarária, a adaptação e integração destas famílias não tem sido fácil. Para além da situação difícil que tiveram de ultrapassar, e que deixou marcas, a maior barreira tem sido a linguística, pois ambas as famílias falam também muito pouco inglês. No entanto a vereadora referiu que ambas iriam começar a aprender português.
Mais Notícias
Destaques

Toneladas de sardinhas e milhares de litros de vinho para oferecer na Festa da Sardinha Assada

Almeirim em festa comemora 25 anos de cidade

Tasquinhas do Alviela regressam a São Vicente do Paul

Festa do Entroncamento entre o largo da câmara e o largo do mercado
