Programa In.STR já arrancou e oferece folclore, coros e teatro na primeira semana
O programa “Verão In. Str…é um espanto” arrancou na noite de 20 de Junho no Jardim das Portas do Sol, em Santarém. O evento começou pelas 21h15 com uma caravana de automóveis clássicos a partir da Sala de Leitura Bernardo Santareno até ao jardim. O público assistiu à peça de teatro “O Sótão”, protagonizado pelos alunos do 10º ano do Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola Ginestal Machado. Terminado o espectáculo a vereadora Susana Pita Soares agradeceu aos agentes culturais e patrocinadores por apoiarem a iniciativa em mais uma edição. Seguiu-se o brinde comemorativo para todos os convidados, a fim de celebrar o arranque da iniciativa e o solstício que marca o início do Verão.
A primeira semana do programa de animação “Verão In.Str/2016... é um espanto!” é um exemplo do que o projecto pretende ser até Setembro, com a oferta de actividades culturais diversificada. A noite de sábado, 25 de Junho, é dedicada ao folclore com o espectáculo “Da Aldeia à Cidade” que tem lugar no Jardim da Liberdade a partir das 22h00. O projecto do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito traz este ano como convidados, grupos de Porto de Mós (Cabeça Veada), Gondomar (Zebreiros), Seia (pastores de São Romão) e de Sintra (As Lavadeiras de Sabugo).
Ainda no sábado, o Coro e Orquestra Academia de Música de Santa Cecília e Schola Cantorum interpretam a Missa Brevis de Mozart e canções românticas europeias, a partir das 15h00, na Igreja da Graça.
No domingo, 26 de Junho, é a vez do Coro do Círculo Cultural Scalabitano organizar o Encontro de Coros do Ribatejo que envolve quatro grupos e cinco concertos em cinco locais diferentes: Coro do Círculo Cultural Scalabitano às 14h30 na Igreja de Santa Maria da Alcáçova; Canto Firme às 15h30 na Igreja da Graça; Choral Phydellius às 16h30 em Marvila (Choral Phydellius); Chorus Auris às 17h30 na Igreja da Misericórdia; e às 18h30 os grupos cantam juntos nas escadarias da Sé Catedral.
O teatro estreia-se no dia 29 de Junho (quarta-feira) no auditório do Jardim das Portas do Sol, às 22h00. Os alunos de artes da Escola Ginestal Machado exibem “Máquinas e Medos”, nome atribuído aos exercícios dramáticos desenvolvidos e articulados entre si.
Centenas de eventos - cinema ao ar livre, concertos de música, teatro, folclore, actividades ao ar livre para adultos e crianças - estão programados para acontecerem durante os meses do Verão em quatro palcos situados nos largos do centro histórico (Seminário, Padre Chiquito, Marvila, Portas do Sol) e a animação vai acontecer igualmente em bares da cidade.
Em colaboração com a Associação Comercial, as lojas estarão abertas às quintas-feiras até às 23h00, sendo o horário alargado aos sábados, e haverá incentivos às compras no comércio do centro histórico, com o sorteio de duas viagens.