Câmara de Santarém reforça limpeza urbana mas críticas continuam
Autarquia contratou empresa para ajudar no corte de ervas e arbustos que infestam a cidade
A Câmara de Santarém contratou recentemente os serviços de uma empresa para ajudar na batalha da limpeza do espaço público na cidade, nomeadamente na eliminação de ervas e arbustos que infestam as áreas residenciais e não só. Esses reforços vão operar em zonas como São Domingos, Vale de Estacas, São Bento e Sacapeito e os resultados já começam a ser visíveis nalguns pontos, apesar de ainda haver muito para fazer.
A questão da limpeza e higiene urbana, sobretudo no que toca à vegetação daninha que invade passeios, jardins e outros espaços foi novamente objecto de debate na reunião do executivo da Câmara de Santarém, tendo o presidente, Ricardo Gonçalves (PSD), expressado a esperança de que com esta empresa e com os serviços municipais se consiga controlar a situação. O autarca referiu que devido às condições climatéricas, com períodos de chuva alternados com calor, a vegetação propagou-se mais.
A oposição voltou à carga, criticando o estado de desmazelo em que, na sua óptica, se encontram certas zonas da cidade. O vereador António Carmo (PS), que fala no assunto regularmente, voltou a ironizar dizendo que, por exemplo, na rotunda junto ao Retail Park, no acesso sul à cidade, a vegetação é tanta que dava para realizar ali provas de orientação.
“Continuamos a ter uma cidade suja, degradada, que se torna feia. E não é por falta de chamadas de atenção da oposição neste executivo”, afirmou António Carmo. Outro vereador socialista, Celso Braz, apontou mais zonas a necessitar de intervenção, como a Calçada de Atamarma e o Largo Mem Ramires, no centro histórico.
Ricardo Gonçalves sublinhou ainda que a limpeza de certas zonas não é da responsabilidade da autarquia, como as bermas da circular urbana D. Luís, que em grande parte da sua extensão é da competência da Infraestruturas de Portugal, ou ainda espaços que pertencem à EPAL. Quanto à rotunda junto ao Retail Park, referiu que foi pensada para ter a imagem de um bosque, daí a manutenção ser mais reduzida.
Plano de rearborização do planalto avança em breve
A Câmara de Santarém adquiriu milhares de árvores que vai colocar em diversos pontos do planalto citadino, no âmbito de um plano de rearborização da cidade feito pela autarquia. A informação foi dada pelo presidente Ricardo Gonçalves na última reunião do executivo. A operação vai começar pelo Largo Cândido dos Reis e abranger outras zonas, como a de São Bento.