Escola Profissional de Salvaterra distinguida no Concurso Ciência na Escola
Dois projectos de alunos do Curso de Electrónica, Automação e Comando na final
Dois projectos de alunos da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, que foram apresentados à 13ª edição do Concurso Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, atingiram a final nacional. No ano em que o estabelecimento de ensino comemora 25 anos de vida esta notícia vem juntar-se a outras do mesmo género que têm vindo a ser divulgadas e que orgulham a comunidade escolar.
Os dois projectos inéditos seleccionados pelo júri nacional do concurso foram elaborados pelos alunos do Curso de Eletrónica, Automação e Comando. Trata-se do “Safety Crosswalk” e do “E-Tox Box”.
O Safety Crosswalk é um sistema electrónico inovador para aplicar a passadeiras, de preferência sem semáforos, para prevenir acidentes junto a escolas e zonas com mais trânsito, transportes públicos, hospitais e comércio. O sistema, completamente inovador, emite um sinal luminoso e sonoro que alerta peões e condutores quando a passadeira está a ser atravessada. A iluminação torna a passadeira visível, aumentando a sua eficácia e a segurança dos utilizadores. Para pessoas com deficiência, ou em caso de nevoeiro, o sistema garante uma travessia mais segura da via.
O E-Tox-Box é um protótipo de um caixote de lixo hospitalar, totalmente inovador. É um equipamento com um kit electrónico incorporado que, com o aproximar do técnico de saúde, abre a tampa e, após a colocação de lixo no mesmo, fecha-se e há uma desinfecção na ante câmara.
Após esta funcionalidade abrem-se umas pás e os resíduos passam para o saco do lixo. Este equipamento reduz o contacto com o lixo hospitalar, desinfecta-o e cria um ambiente hospital mais higiénico, protegendo a saúde.
“Esta não é a primeira vez que a Escola Profissional de Salvaterra de Magos vê premiados projectos de electrónica e robótica”, lembra o director da escola, Duarte Bernardo, que saúda os alunos e os professores envolvidos e garante que a EPSM vai continuar a apostar fortemente na apresentação de projectos a concursos nacionais e internacionais nesta e noutras áreas de formação.