Festival Internacional de Cinema e Arte em Mação
Primeira edição do FICA decorre de 30 de Junho a 2 de Julho com filmes portugueses e estrangeiros
A primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Arte (FICA), que vai decorrer de 30 de Junho a 2 de Julho, durante a Feira Mostra de Mação, já tem o cartaz completo. O certame é organizado pela Confraria do Vinho da Chave Dourada, que foi criada por um grupo de cidadãos do concelho de Mação, e um dos objectivos é dar a conhecer e desenvolver essa marca, um vinho que se produz apenas na região de Mação, e também ajudar os produtores locais. Este festival é considerado uma novidade em Portugal. A Câmara Municipal de Mação é parceira desta iniciativa e todas as sessões decorrem no auditório do Centro Cultural Elvino da Silva Pereira.
O FICA vai contar com a presença de alguns dos realizadores dos filmes apresentados que vão comentar os filmes e debater pontos de vista e ideias com o público presente. Manuel Rodrigues, Edgar Pêra, Manuel Mozos e Rita Figueiredo são os realizadores que participam na primeira sessão, na inauguração do evento. Na sexta-feira, 1 de Julho, Regina Guimarães é a convidada especial do dia. Raul Barreras e Pedro Mota Soares participam no último dia do certame.
A direcção artística do FICA está a cargo das realizadoras Cláudia Alves, da APORCOD (Associação Pelo Documentário), e Amarante Abramovici, realizadora premiada e com filmes no Festival de Cinema de Cannes (França), que vão estar presentes em todas as sessões. Também integram a equipa duas técnicas superiores da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), Teresa Santos e Helena Tavares.
Os responsáveis da Confraria do Vinho da Chave Dourada explicam que o cinema arte é um género de cinema que, embora utilize as ferramentas tradicionais da 7ª Arte - imagem, som e movimento - é essencialmente produzido e realizado por artistas ligados às artes plásticas, música, literatura e dramaturgia.