uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Balsemão diz que é um erro confundir informação das redes sociais com jornalismo

Quando um jornal passar a confundir-se com uma qualquer página do Facebook ou doutra rede social e os jornalistas o usarem de acordo com os seus gostos e interesses, ódios e simpatias, o jornalismo vai desaparecer e, na minha opinião, falta muito pouco para isso acontecer. A culpa do desinteresse pela informação importante é responsáveis pelos jornais que se afadigaram a afastar os jornalistas das redacções substituindo-os por escribas que não fazem a mínima ideia do que andam a fazer e que nem sequer sabem interpretar, investigar e escrever/descrever.
Notícia é a divulgação de um facto que ainda não é conhecido e que é susceptível de interessar a um grupo alargado de pessoas, após ser confirmada a veracidade da informação através do cruzamento de informações e de serem ouvidas as partes envolvidas.
Nesta altura o cruzamento de fontes de informação é inexistente e as partes envolvidas já não são ouvidas. Quanto ao interesse dos assuntos a situação é mais dramática. Confunde-se curiosidade mórbida, gosto pelo mexerico e coscuvilhice com real interesse para a sociedade.
Assim, temos os jornais coscuvilheiros, feitos para satisfazer um grupo alargado de cidadãos com interesses meramente superficiais, enquanto os grupos bem informados manipulam e governam por deterem a verdadeira e útil informação. O jornal já não forma...deforma, enfraquece e ajuda no processo de embrutecimento geral.
Maria Rosalina
Mendes Fresco

Mais Notícias

    A carregar...