uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Andreia Revez quer mais voluntários nos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria

Andreia Revez quer mais voluntários nos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria

Lider da associação vive na cidade e substituiu Odete Silva que faleceu em Março. O futuro dos Bombeiros da Póvoa continua nas mãos de uma mulher. Andreia Revez está disposta a liderar um mundo predominantemente masculino e nesta conversa com O MIRANTE fala da cidade onde vive, dos desafios da associação que lidera e do concelho.

Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria continuam a ser a única corporação do concelho de Vila Franca de Xira em que a liderança da direcção está nas mãos de uma mulher. Depois de Odete Silva, falecida em Março, que liderou a instituição durante 12 anos, agora é a vez de ser outra mulher, Andreia Revez, a dirigir a corporação.
Diz-se imune a pressões e revela que é preciso muito bom senso e calma para gerir uma corporação. “Nós mulheres temos uma perspectiva diferente dos homens e imprimimos uma dinâmica diferente. Somos mais delicadas a fazer as coisas, temos uma sensibilidade diferente dos homens. Isso influencia a forma como lidamos com as pessoas e as instituições”. Solteira e sem filhos, Andreia explica que é fácil conciliar vida profissional e associativa com a familiar, basta “organizar bem” o seu dia-a-dia.
Três meses depois da morte de Odete Silva a corporação da Póvoa ainda está a acabar de fazer o luto pela partida da dirigente que a retirou de uma complicada crise financeira. “A Odete era uma pessoa importante, uma referência como amiga, pessoa e mulher. O melhor que ela deixou foi uma casa muito organizada e um exemplo extraordinário de gestão. Acho que a cidade reconheceu o trabalho dela. Há um legado e uma vontade grande de honrar a sua memória”, refere.
O actual mandato só termina daqui a ano e meio e Andreia Revez espera continuar. “Sou incapaz de deixar uma casa destas orfã. Quero manter a estabilidade desta casa, melhorar e fazer investimentos se for possível”, conclui.

Cada vez menos voluntários
Actualmente, não apenas nos corpos de bombeiros como na sociedade, é preciso existir mais incentivo ao voluntariado para ultrapassar as crescentes dificuldades de recrutamento. “Temos um grande défice de voluntários, não apenas aqui como noutras associações. A sociedade alterou-se, há cada vez menos gente a querer entrar e menos gente interessada e com vontade”, lamenta Andreia Revez.
No quadro da corporação estão 18 pessoas, sendo que os voluntários são parte fundamental para melhorar o socorro prestado às populações. “É preciso que se faça alguma coisa e não podem ser só os bombeiros a trabalhar nisso. Tem de ser também a Autoridade Nacional de Protecção Civil e as restantes entidades a ajudar”, apela.
Sobre uma recente notícia de O MIRANTE
a dar conta da avaria numa auto-escada daquela corporação a presidente garante que o socorro à população não está em causa e que sempre que é necessário recorre-se a outras corporações do concelho. “Estamos a avaliar orçamentos de reparação que custam à volta dos 20 mil euros”, refere.

Concelho de VFX tem carências por resolver
O concelho de Vila Franca de Xira tem carências que devem ser combatidas, diz Andreia Revez. “Temos uma densidade populacional muito grande, especialmente no sul, e há coisas que podem ser feitas para melhorar. Sobretudo olhar para o trânsito e as acessibilidades, que têm carências graves. Estamos muito fechados em nós próprios, precisamos de saber se as pessoas de fora nos visitam ou não, temos de ver qual o nosso valor”, opina.
Andreia Revez Ferreira tem 41 anos, nasceu em Lisboa mas vive desde os 12 anos na Póvoa de Santa Iria. Trabalha em publicidade e está a tirar um mestrado. Antes de estar na direcção dos bombeiros já passara em três mandatos pela direcção dos dadores de sangue da cidade. É uma social-democrata sem medo de falar e encontrar convergências com pessoas de outros partidos.
Viveu uma infância de rua na Póvoa, numa altura em que os prédios do Casal da Serra ainda não existiam. Confessa-se apaixonada pela cidade. Do que mais gosta é de ir à rua e conhecer toda a gente. “O sentimento de familiaridade com as caras é muito confortável”, explica. Estar perto de Lisboa também é um factor positivo. O pior mesmo é o trânsito e a falta de dinâmica das pessoas, que raramente saem à rua para conviver.
Diz que a sede de concelho está bem em Vila Franca de Xira e como cidadã e dirigente associativa assegura que nunca se sentiu esquecida pelo poder político. “Ao longo dos anos foram sendo feitos investimentos importantes na cidade”. E aponta a requalificação da frente ribeirinha como um deles.
Os tempos livres são poucos mas gosta de praticar desporto, ler e ouvir música. Faz pilates e ginásio. Lê sobretudo livros de televisão, globalização e cultura mundial, mais relacionados com a parte académica. Ouve especialmente podcasts em movimento e no que toca a bandas Coldplay, Bon Jovi e Sigur Rós são algumas das preferências. Mas também ouve música clássica, dependendo do estado de espírito. Já visitou a nova biblioteca e diz que o investimento em cultura é sempre acertado. Mas avisa: “Aquela biblioteca ainda tem muitos passos para dar para se tornar uma referência. Já tem grande valor em termos de livros mas precisa de se diversificar e aumentar o seu acervo”, conclui..

Rui Rei a candidato e elogios a Mesquita

Além de dirigente associativa Andreia Revez é também militante do PSD e integrou a lista do partido à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. No mandato anterior foi efectiva e antes já cumprira dois mandatos na Assembleia de Freguesia do Sobralinho. É uma mulher que não gosta de misturar política com associativismo e que gostava de ver o vereador Rui Rei como candidato à câmara pelo PSD.
“O Rui Rei é um exemplo como autarca. Se é candidato à câmara ou não ele é que poderá responder. Para mim ele é um líder. Tem uma grande capacidade de liderar pessoas e uma extraordinária capacidade de trabalho e de as motivar. Quero acreditar que desta vez vamos vencer a câmara mas a última palavra cabe sempre aos militantes”, refere.
Sobre o actual presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), diz que sempre houve um “excelente relacionamento institucional” e que nutre “uma boa opinião” sobre o autarca. Mas lembra que há diferenças de pensamento. “Se fosse eu a decidir não faria algumas coisas como ele fez. Olharia para o concelho de forma diferente. Definia quais os clusters estratégicos do concelho, pensar nele como um todo e numa perspectiva de definição do que nos traz valor e do que é realmente importante para ser explorado, definir de uma vez por todas o que temos de melhor e fazer do concelho um lugar melhor do que aquilo que já é”, defende.

Andreia Revez quer mais voluntários nos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...