Fundação vai apoiar instituições da Chamusca e Torres Novas
Família Neves Duque criou fundação e a sua apresentação oficial decorreu este mês na Chamusca
A Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque, com sede na Chamusca, na casa que foi a residência da família Neves Duque foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) a 5 de Junho de 2015 e a sua apresentação oficial decorreu no dia 5 de Junho de 2016 na Chamusca.
A nova fundação tem como missão a prestação de serviços de solidariedade, culturais, educativos, recreativos e artísticos no concelho da Chamusca e na localidade da Mata, concelho de Torres Novas, de onde a família é originária. O seu património é constituído maioritariamente por terrenos agrícolas que serão rentabilizados.
A Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque não se vai substituir às IPSS já existentes mas sim trabalhar em rede com todas as instituições e apoiá-las na execução de projectos. Durante este primeiro ano de existência o edifício da sede, com cerca de 200 anos, foi requalificado preservando a memória da família. “Pode-se falar em tornar a casa num museu e quem quiser visitar pode fazê-lo, porque queremos que a casa seja aberta à população”, explica Jorge Oliveira Duque.
Jorge Oliveira Duque, membro do conselho de administração da fundação, explica a O MIRANTE que o objectivo “nestes primeiros anos é fazer uma intervenção social numa percentagem de 40 por cento do rendimento anual e 60 por cento para investimento e adaptação das estruturas enquanto fundação, mas a médio prazo a ideia é inverter essa tendência para canalizar a grande maioria da receita para o apoio a projectos”.
A fundação vai apoiar, em 2016, dois projectos no concelho da Chamusca e um na localidade da Mata, concelho de Torres Novas. Entre eles está a aquisição de uma viatura para o Centro de Dia Aconchego em Vale de Cavalos, fundamental no apoio domiciliário de idosos nas suas residências. O Aconchego foi escolhido por ter alguns utentes que foram trabalhadores da casa agrícola da família Neves Duque. Vai também apoiar a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca na aquisição de vários equipamentos lúdicos e pedagógicos para a sua cresche O Coelhinho.
A fundação vai apoiar ainda a renovação de fardamento da Filarmónica União Matense, que tocou durante a apresentação oficial fundação. A fundação vai divulgar os apoios disponíveis para que todas as instituições de solidariedade se possam candidatar. Seleccionará projectos que posteriormente serão aprovados pelo conselho de administração.