As “pombinhas de Santarém” voltaram a voar
Campanha foi lançada no âmbito do projecto Verão In Santarém
As pombinhas de Santarém são uma mistura de massa para pão e bolo adocicado em forma de pomba, que faz parte da história gastronómica da cidade e que voltaram agora à ribalta graças ao programa Verão In Santarém, passando a constar do menu de vários estabelecimentos da cidade. O lançamento da campanha “Pombinhas de Santarém, Nobre & Compal”, teve lugar na segunda-feira, 4 de Julho, na Pastelaria Santa Clara III, em Santarém, com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo, António Ceia da Silva, do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e de representantes da Nobre e da SumolCompal.
O resultado da cooperação entre as várias entidades envolvidas foi a criação do Menu In Santarém, que se baseia nas pombinhas em conjunto com produtos alimentares das duas empresas. As empresas alimentícias encarregar-se-ão de as distribuir pelas superfícies comerciais de todo o país ajudando assim à divulgação do património gastronómico de Santarém.
Elizabete Galiano, Senior Brand Manager na Compal, e Filipe Ribeiro, CEO da Nobre, Alimentação, mostraram-se entusiasmados por participarem neste projecto que estenderá a Portugal uma tradição religiosa da cidade.
O presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, espera que a tradição das pombas seja recuperada para o dia-a-dia, pois tem uma forte simbologia religiosa que está ligada à população de Santarém. O presidente do Turismo do Alentejo/Ribatejo, congratulou a autarquia pela forte aposta no património gastronómico. Para Ceia da Silva, faz todo o sentido o investimento nestas áreas, pois leva à criação de investimentos na área do turismo e na economia local.