Primeiro Plano

Uma tradição que se renova
Numa altura em que a tauromaquia e as tradições da festa brava sofrem ataques por parte de diversos parlamentares em Lisboa, a festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira fez questão de vincar que as imagens de marca do concelho e da região são precisamente o campino, o toiro, a lezíria, o Tejo e o cavalo. E que a festa brava, no Ribatejo, não é algo que acabe do dia para a noite. No sábado da festa em que se homenageia na cidade um campino já com muitos anos de lezíria, encontram-se sempre também novos rapazes dispostos a dar continuidade à tradição.
Primeiro Plano | 06-07-2016


Pela tradição, marchar, marchar...
Na Meia Via, Torres Novas, a tradição das marchas populares já é antiga. E mesmo sem o fulgor de outros tempos vai-se mantendo e passando de geração em geração. Prova disso mesmo foi a marcha do ATL do Centro Social do Divino Espírito Santo com que se assinalou os santos populares, onde os pequenos marcharam como gente grande.
Primeiro Plano | 06-07-2016


Mostrar o trabalho das abelhas
Artur Reis, natural da Lagoa do Furadouro, concelho de Ourém, é presença assídua desde a primeira edição na Concentração de Tractores e Mostra Agrícola da Peralva, no concelho de Tomar. Numa banca improvisada, o apicultor vai mostrar e comercializar o fruto do trabalho realizado pelas abelhas que povoam as suas cerca de 150 colmeias.
Primeiro Plano | 06-07-2016


Em tempos de crise vale a boa disposição
Cada vez há menos clientes no Mercado Municipal de Santarém mas a alegria e boa disposição das vendedoras faz esquecer os tempos de crise. “Vai dando para o pão”, diz Alexandra, 40 anos, que vem todos os dias da Tapada (Almeirim) para vender as suas hortaliças. A vendedora nota que apesar de não serem muitos os clientes, há cada vez mais jovens a preferirem a qualidade dos produtos biológicos vendidos naquele emblemático espaço, que há muito aguarda obras.
Primeiro Plano | 06-07-2016

Destaques

Feira Mostra de Mação com mais dias foi uma aposta ganha
Presidente do município realçou que só o empenho de toda a comunidade torna possível a realização do evento
Edição de 06-07-2016

Proteger a cultura tauromáquica é “uma grande responsabilidade”
Vila Franca de Xira voltou a viver emoções fortes em mais um Colete Encarnado. “A nossa identidade não acabará por decreto”. Esta foi a frase forte da tradicional homenagem ao campino durante as festas do Colete Encarnado. Frase que ficou afixada na câmara municipal durante os dias da festa.
Edição de 06-07-2016