uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Vila Franca de Xira admite expropriar terrenos da Cimianto

Câmara de Vila Franca de Xira admite expropriar terrenos da Cimianto

Presidente do município fala em “processo triste” e lamenta desfecho. Além da Cimianto a câmara admite pela primeira vez vir a comprar as instalações das antigas escolas da Marinha. Estudo sobre o que pode ser feito no local deverá ficar pronto até ao final deste ano.

O recente impasse na compra de parte dos terrenos da Cimianto em Alhandra para serem entregues ao Alhandra Sporting Club é “um processo triste”, diz Alberto Mesquita (PS), presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.
O autarca foi confrontado na última assembleia municipal com dúvidas dos eleitos sobre o ponto de situação de um negócio que, tudo indica, deu para o torto. “Se não houver qualquer desenvolvimento brevemente vamos avançar na mesma e já dei instruções ao nosso advogado para começar a tratar da expropriação. Não vejo outra forma de resolver o problema a breve trecho”, explicou o autarca.
Em causa está, recorde-se, o facto de ter ficado em banho-maria o negócio que a câmara iria fechar com o administrador de insolvência da Cimianto, de compra de parte do terreno que iria servir para a construção do campo de futebol do Alhandra Sporting Club. “O administrador de insolvência deu o dito por não dito e o que era certo passou a incerto”, lamenta o autarca.
Alberto Mesquita explicou que a câmara negociou, numa primeira fase, a aquisição de uma parcela de terreno, tendo havido a concordância do administrador de insolvência. Entretanto o clube, em conversações com o administrador, conseguiu que mais um pedaço de terreno da Cimianto fosse incluído na aquisição. “Só que depois, quando começámos a tratar da escritura, ele não nos conseguia entregar os documentos relativos ao terreno que disse ao clube que também ficavam incluídos na negociação. A escritura foi sendo adiada à espera que se encontrassem os documentos. O que não aconteceu até aos dias de hoje”, explica o autarca.
O administrador de insolvência da Cimianto não respondeu às questões colocadas por O MIRANTE sobre o assunto.
Marinha pode ser possibilidade
O líder do executivo socialista admitiu também, na última semana e pela primeira vez, vir a comprar o edifício da antiga escola da Marinha, caso o preço seja vantajoso e se houver uma definição clara de como aproveitar aquele espaço. “A compra da Marinha é uma possibilidade em cima da mesa. Até Outubro ou Novembro contamos ter finalizado um estudo que mostre o que poderemos ali vir a fazer e que utilizações pode ter o espaço. Queremos ter uma ideia de fundo e compilar ideias. Defendo um pensamento comum para toda aquela faixa Marinha/Cimianto. Não tenho dúvidas que o futuro das instalações desportivas de Vila Franca de Xira passam por aquele local”, frisou, na última reunião pública de câmara.

Câmara de Vila Franca de Xira admite expropriar terrenos da Cimianto

Mais Notícias

    A carregar...