uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sítio do Empreendedor faz a diferença no apoio ao empreendedorismo

Sítio do Empreendedor faz a diferença no apoio ao empreendedorismo

Ao longo deste ano foram já 287 os empreendedores que reuniram com a equipa técnica da Nersant no sentido de maturar a sua ideia e preparar o seu projecto.

O trabalho que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém tem vindo a desenvolver ao longo dos anos no apoio ao empreendedorismo, levado a cabo através do programa Sítio do Empreendedor, teve na primeira metade de 2016 um grande impulso qualitativo dado pela abertura da Startup Santarém.
Esta nova infraestrutura, dotada de condições de excelência para o acompanhamento dos projectos e para a incubação e aceleração das novas iniciativas empresariais, tem permitido a realização de um trabalho mais profundo e profícuo no apoio aos empreendedores que pretendem instalar-se no Ribatejo.
Ao longo deste ano foram já 287 os empreendedores que reuniram com a equipa técnica da Nersant no sentido de maturar a sua ideia e preparar o seu projecto, o que representa, para a mesma fase do ano, um crescimento de 24% face a 2015.
É de salientar que este crescimento nota-se sobretudo junto do público mais qualificado. Enquanto no primeiro semestre de 2015 foram acompanhados 78 empreendedores licenciados, no mesmo período de 2016 foram 97 licenciados, 15 mestres e um doutorado, situação para a qual muito tem contribuído a existência da Startup Santarém.
Embora numa primeira fase do processo todo o ênfase do trabalho de apoio ao empreendedorismo seja colocado na maturação da ideia, definição do modelo de negócio e preparação do plano de negócios para avaliação do projecto, o objectivo final visa a criação de novas empresas no Ribatejo. Neste âmbito é de salientar a criação de 45 novas empresas no primeiro semestre do ano que representaram 54 novos postos de trabalho.
O apoio ao empreendedorismo da Nersant não termina na criação da empresa, prolongando-se durante o período pós-início de actividade. Neste momento são 105 as empresas com menos de 2 anos que se encontram a beneficiar do acompanhamento da Nersant no seu processo de consolidação.
Quer os empreendedores quer as novas empresas têm beneficiado do facto da Nersant realizar este trabalho de forma descentralizada, deslocando-se os seus técnicos aos diversos concelhos do distrito, mas têm beneficiado também da existência da Startup Santarém quer pelo usufruto dos espaços de co-working quer pelas condições que estas infraestruturas proporcionam para o desenvolvimento das actividades de mentoria e consultoria, bem como para o desenvolvimento de sessões de capacitação e networking como são exemplo os Ateliers de Ideias, as Bancas Internas e os Cafés Temáticos de Empreendedorismo.
A Startup Santarém tem vindo assim a permitir um importante incremento na qualidade dos serviços de apoio prestados pela Nersant, sendo actualmente um ponto fundamental de implementação dos programas de apoio à criação de empresas desenvolvidos sob o chapéu do Sítio do Empreendedor (http://sitiodoempreendedor.nersant.pt), sobretudo no que respeita aos projectos mais qualificados e criativos.
Todos os interessados em saber mais sobre os programas de apoio à criação de empresas no Ribatejo devem visitar o website http://sitiodoempreendedor.nersant.pt e podem igualmente ficar a conhecer a Startup Santarém fazendo uma visita na antiga Escola Prática de Cavalaria.

Sítio do Empreendedor faz a diferença no apoio ao empreendedorismo

Mais Notícias

    A carregar...