uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cães atacam ovelhas na Póvoa da Isenta

Cães atacam ovelhas na Póvoa da Isenta

Proprietário do rebanho teme que os ataques possam também atingir pessoas

Uma matilha de quatro cães vadios atacou na madrugada de terça-feira, 2 de Agosto, um rebanho de seis ovelhas na Póvoa da Isenta, no concelho de Santarém, matando uma e ferido quatro. O proprietário acredita poder salvar duas delas, se tiverem tratamento médico adequado. A GNR foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência.
Vítor Silva, de 61 anos, proprietário do rebanho, diz que a matilha está a refugiar-se no pinhal junto à sua casa e teme que possa atacar outra vez. “A matilha estava por baixo da cerca de limitação de terreno para entrar e sair da minha propriedade. Se não se fizer nada matam-me o resto do rebanho”, diz, acrescentando que o irmão, há três semanas, perdeu aves de criação, resultante do ataque da mesma matilha de cães. A sua preocupação e de outros moradores é que os ataques passem a ter como alvo pessoas.
O dono do rebanho conta que chegou perto das 9h00 ao local e ainda conseguiu ouvir latidos da matilha. “O meu vizinho disse que viu mais de dez cães junto da minha propriedade perto das 2h00 da madrugada, mas não achou anormal”. Vítor acha que poderia ter salvo parte do rebanho se fosse previamente avisado. Por outro lado, teme que se tivesse chegado na hora do ataque poderia também ter sido vítima dos cães, alguns de grande porte.
Vítor Silva participou o caso à Câmara de Santarém, tendo-se deslocado ao local na tarde de terça-feira quatro funcionários do município. Rui Pereira, que chefiava a equipa, decidiu que não conseguiriam capturar a matilha devido à mesma não se encontrar num local confinado. Nos próximos dias deverão ser tomadas medidas pelo veterinário municipal que podem levar ao abate dos cães ou à sua captura e transporte para o canil municipal.

Cães atacam ovelhas na Póvoa da Isenta

Mais Notícias

    A carregar...