uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovem de Alpiarça é voluntário nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Jovem de Alpiarça é voluntário nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Em Portugal inscreveram-se duas mil pessoas e foram seleccionadas apenas 15. João Rosa vai ter que pagar do seu bolso todas as despesas para participar no evento desportivo que começa sexta-feira no Rio de Janeiro, Brasil. Durante a estadia vai ser assistente de equipamento desportivo.

João Rosa tem 18 anos e vai ser um dos 15 voluntários portugueses, o único do distrito de Santarém, que vai participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que começam esta sexta-feira, 5 de Agosto, no Rio de Janeiro, Brasil. O estudante de Alpiarça inscreveu-se para ser um dos voluntários do grande evento desportivo mas não tinha grande esperança de ser chamado.
Ao todo inscreveram-se 1,5 milhões de pessoas, tendo sido seleccionados 75 mil voluntários. Em Portugal inscreveram-se duas mil pessoas e foram seleccionadas apenas 15. “Quando recebi a carta a informarem-me que tinha sido seleccionado nem quis acreditar. Foi uma sensação muito boa. Vou concretizar o sonho de estar presente nos Jogos Olímpicos”, afirma o jovem a O MIRANTE.
O estudante ficou muito feliz mas não estava à espera que a sua participação neste evento ficasse tão cara. Desde o início que João sabia que a organização dos Jogos Olímpicos só comparticipava 15 por cento do custo da viagem. No entanto, o voo de avião demoraria 35 horas com paragens em Madrid, Marrocos, Cabo Verde, São Paulo e Rio de Janeiro. “É a primeira vez que vou viajar sozinho para um país tão distante e por isso prefiro abdicar dos 15 por cento de desconto e pagar a viagem com um voo directo, apesar de ser muito mais caro”, explica João, que nos tempos livres pratica atletismo e há vários anos que faz voluntariado em provas e eventos desportivos.
As despesas vão ficar em mais de três mil euros, incluindo viagem, estadia e vacinas. Os pais de João Rosa estão a ajudar mas o jovem procura apoios para conseguir pagar todas as despesas. “Falei com outros voluntários que vão participar e todos conseguiram algum apoio financeiro por partes das suas câmaras municipais. Falei com a Câmara de Alpiarça mas disseram-me que é complicado porque não é possível conceder apoios individuais”, refere.
Inicialmente, quando havia 60 atletas apurados para os Jogos, o Comité Olímpico Português disponibilizou-se a ajudar monetariamente os voluntários. O problema é que entretanto estão apurados mais de 90 atletas e respectivas comitivas. “Não sobrou dinheiro nenhum para nós”, diz.
Os organizadores do evento pediram-lhe para ficar duas semanas mas, por causa das elevadas despesas, o jovem só vai conseguir ficar uma semana, regressando a casa no dia 18 de Agosto. Durante o tempo que vai estar no Brasil vai ser assistente de equipamento desportivo.
Apesar das contrariedades, João Rosa vai concretizar o sonho de participar num evento da dimensão dos Jogos Olímpicos. “Esta é a competição ideal porque no Brasil fala-se português e é mais fácil para mim. Os próximos jogos vão ser em Tóquio, no Japão, e a comunicação seria muito mais complicada”, afirma.
O jovem completou em Junho o 12º ano do curso de Desporto e Organização de Eventos Desportivos. Pretende ingressar na universidade e tirar o curso de Desportos Radicais, algo que o entusiasma muito. “Participar nos Jogos Olímpicos como voluntário é muito importante para o meu currículo”, considera.
Assistir aos Jogos Olímpicos vai ser o concretizar de um sonho para o jovem que espera ter a oportunidade de assistir ao vivo à prova de Nelson Évora. “Espero poder assistir ao momento mais alto da prova que é ver a bandeira portuguesa subir no pódio e ouvir o hino nacional. Deve ser um momento indiscritível”, confessa.
João confessa ter algum receio de possíveis atentados terroristas mas ficou mais descansado ao saber que o seu quarto de hotel é muito perto do batalhão da polícia militar.

Jovem de Alpiarça é voluntário nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Mais Notícias

    A carregar...