uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Pereira ficou a nove segundos da medalha olímpica no triatlo
MIKE STURK

João Pereira ficou a nove segundos da medalha olímpica no triatlo

Miguel Arraiolos, de Alpiarça, terminou prova no 44º lugar

O atleta João Pereira, que fez a sua formação desportiva no Alhandra Sporting Club, terminou na 5ª posição a prova de triatlo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro [Brasil], a 51 segundos do vencedor. A prova decorreu a 18 de Agosto. O atleta de Alpiarça, Miguel Arraiolos, que treina no Sport Lisboa e Benfica terminou a prova na 44ª posição, a 8.34 minutos do primeiro lugar. No final da prova, João Pereira, confessou que tinha tirado uma mochila de dez anos ao ser quinto nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, assumindo que arriscou tudo por saber que, em caso de um mau resultado, teria sempre o apoio do Benfica.
“Foi uma prova na qual o meu objectivo foi conseguir tirar uma mochila de dez anos de trabalho. Na natação, ao início, tive muito boas sensações, mas quando cruzei a primeira bóia, fui muito atacado pelos adversários, sempre com muito contacto. Perdi ali segundos importantes. Tentei fazer o melhor trabalho possível, para entrar forte na bicicleta e consegui. Trabalhei para colar-me no primeiro grupo, depois limitei-me a seguir no segundo e quando cheguei à corrida sabia que era o meu segmento mais forte e onde eu ia arriscar o tudo por tudo”, descreveu depois de superar as expectativas na sua estreia em Jogos Olímpicos.
O triatleta sentiu que podia arriscar tudo. “Se ficasse fora do top 16 não fazia mal, porque sabia que mesmo perdendo o projecto olímpico tinha o Benfica que me iria continuar a apoiar, porque vou prolongar a minha carreira até 2020, pelo menos. Então procurei atacar para dar tudo por Portugal, dar tudo pelo triatlo e por todos os portugueses”, descreveu.
Quinto a nove segundos da medalha de bronze, conquistada pelo sul-africano Henri Schoeman, terceiro a 42 segundos do vencedor, o australiano Alistair Brownlee, o triatleta luso confessou que se ‘escondeu’ durante a época para não chegar ao Rio de Janeiro como um dos aspirantes às medalhas.”Este ano procurei fazer bons resultados para ganhar confiança, mas tentar ser sempre um pouco ‘outsider’. Eu sabia que a minha corrida estava mais forte do que demonstrei ao longo do ano, porque não queria vir como favorito. Então, quando cheguei aqui hoje, o meu objectivo era deixar tudo nesta estrada”, explicou.
Pereira começou a corrida em 17.º, a 01.20 minutos do grupo da frente, depois de ter integrado um grupo pouco cooperativo no sector de ciclismo - “ninguém queria ter o prejuízo do ciclismo, se não iria correr pior” - e optou por seguir com os adversários mais fortes nesse segmento. O triatleta, formado no Alhandra Sporting Club, de 28 anos, acredita que se conseguir aprimorar o segmento de natação, pode aspirar a mais em Tóquio2020. “Entrei na alta competição com 18 anos, sinto que ainda tenho margem de evolução e que, de ano para ano, estou a evoluir. Daqui a quatro anos quero, pelo menos, igualar este resultado, com bem menos pressão e com bem mais confiança”, assumiu.

João Pereira ficou a nove segundos da medalha olímpica no triatlo

Mais Notícias

    A carregar...