uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival Gastronómico de carne de porco e aves na Feira da Cebola de 2016

Festival Gastronómico de carne de porco e aves na Feira da Cebola de 2016

Cidade de Rio Maior com iniciativas para todos de 31 de Agosto a 4 de Setembro

A Feira Nacional da Cebola – FRIMOR decorre em Rio Maior de 31 de Agosto /quarta-feira) a 4 de Setembro (domingo), no Pavilhão Multiusos e zona envolvente. Este ano a novidade é o primeiro Festival Gastronómico da Carne de Porco e Aves.
“Show cookings”, “workshops”, provas de vinhos, espaço equestre, exposição agro-alimentar, concertos, eleição da Miss FRIMOR e artesanato fazem parte da feira que tem entrada gratuita. A inauguração do certame tem lugar na quarta-feira, 31 de Agosto, às 11h30, na Avenida Marechal Humberto Delgado. A feira decorre ao longo de cinco dias sempre das 12h00 às 24h00.
Na quarta-feira, 31 de Agosto, às 16h30, realiza-se um “workshop” sobre “Acções de apoio à internacionalização e inovação no sector agroindustrial”, no auditório do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior. É a primeira de uma série de outras iniciativas do género. No dia 1 de Setembro, a partir das 14h30, o tema é “Pequenos investimentos – Produzir e vender com qualidade e segurança”. Pelas 18h30 decorre outro “workshop” sobre “Comunicar mais e melhor”.
No dia 2 de Setembro, às 18h30, o Espaço Agro-Alimentar vai albergar uma outra acção com o tema “Nascer local, pensar global! Será a internacionalização um desafio ao meu alcance?”. O espaço vai estar aberto das 18h00 às 24h00 de 31 de Agosto a 2 de Setembro e das 12h00 às 24h00 nos dias 3 e 4 de Setembro.
Nesta edição da FRIMOR está inserido pela primeira vez um Festival Gastronómico da Carne de Porco e Aves que convida à degustação de pratos tradicionais confeccionados à base daquelas carnes. As tasquinhas que vão representar as freguesias do município são quatro e há dois restaurantes.
O Espaço Equestre vai ser também um ponto de passagem obrigatório. No dia 31 de Agosto a partir das 20h30 a organização disponibiliza jogos tradicionais e às 21h30 há uma picaria para os aficionados. Na quinta-feira, 1 de Setembro, há cavalhadas para os mais novos, às 20h30, e às 21h30 há nova picaria. Na sexta-feira o espaço alberga a actividade “A Criança e o cavalo”. A partir das 18h30 são apresentados o Lebreiro da Azambuja e a Quinta de S. Paio, às 20h00, e às 20h45 há uma demonstração de campinos. Neste dia, 2 de Setembro, às 21h30, realiza-se ainda a prova da vaca e às 23h30 tem lugar uma picaria.
A 3 de Setembro o Espaço Equestre recebe provas de dressage (16h00), “A Criança e o cavalo” (18h30), um espectáculo equestre nocturno com Miguel Fonseca (21h30) e uma picaria (23h30).
No último dia da FRIMOR, 4 de Setembro, decorre um desfile equestre à antiga portuguesa pelas ruas da cidade, a partir das 10h00. Às 14h15 há um convívio dos criadores e cavaleiros; às 17h00 são apresentados os cavalos em exposição e pelas 20h00 há nova picaria.
No 1.º piso vai estar o Espaço Show Cooking que durante todos os dias vai receber provas de vinhos, demonstrações de cozinha com a designação, “Cozinha ao Vivo – O Chefe Demonstra”, com vários chefes de culinária e ainda um “workshop” de cake design (enfeitar bolos) a 4 de Setembro.
Quanto à animação e música o Espaço FRIMORFEST vai ser o palco privilegiado com todos os espectáculos a começarem às 22h00. No dia 31 de Agosto actua o grupo Função Públika, e a 1 de Setembro os Sons da Terra. A 2 de Setembro é eleita a Miss FRIMOR 2016 (Ver texto nesta edição). A 3 de Setembro, sábado, sobe ao palco Sandy e a sua banda e no último dia, 4 de Setembro, domingo, actua a cantora Mónica Sintra. Para os mais jovens há ainda DJs em todos os dias do evento.
As crianças também vão ter um local dedicado a si, o Espaço Animação Infantil, que vai estar aberto todos os dias das 14h00 às 24h00 no átrio do 1.º piso do pavilhão.
O programa completo e os horários devem ser consultados no site www.cm-riomaior.pt.

Outras propostas

Paralelamente à FRIMOR decorrem outras iniciativas na cidade. No dia 28 de Agosto às 16h00 o Jardim Municipal de Rio Maior é o centro da prova “Circuito Ciclista de Rio Maior (elite master’s sub-23)”, com 75 quilómetros, organizada pela Associação de Ciclismo de Santarém e pela Associação Fisico Cultural da Ribeira de São João. No jardim vão realizar-se diversas actividades, entre aulas de “let’s dance” e insufláveis para os mais novos.
No decorrer da FRIMOR vai existir um Espaço de Saúde com unidade móveis da Câmara de Rio Maior na entrada principal do Pavilhão de Multiusos para diversos rastreios. No dia 31 de Agosto está aberto das 11h30 às 13h00 e nos restantes dias das 15h00 às 18h00.
A 3 de Setembro o Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior recebe pelas 9h30 o 29.º Encontro Nacional de Coleccionadores – Professor Feliciano Júnior, numa organização da junta da freguesia da cidade.
Já no dia 4 de Setembro o Jardim Municipal volta a ser palco de uma nova actividade, desta feita a Feira de Artesanato Urbano e Artigos em 2.ª Mão a partir das 10h30, que inclui uma aula de yoga com o professor António Rafael – também organizada pela junta.
Por último, o Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior vai promover uma campanha de recolha de sangue e doações de medula óssea no dia 3 de Setembro das 14h30 às 19h30 no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, no primeiro piso do Pavilhão Multiusos da cidade.

Festival Gastronómico de carne de porco e aves na Feira da Cebola de 2016

Mais Notícias

    A carregar...