uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Juventude da Castanheira ataca manutenção com nova equipa técnica

Juventude da Castanheira ataca manutenção com nova equipa técnica

Mais de metade do plantel saiu e o desafio está na construção de uma nova equipa

A equipa de futebol sénior do Juventude da Castanheira (JC), da Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, está a passar por uma profunda transformação que tem como objectivo manter o clube na primeira divisão distrital da Associação de Futebol de Lisboa e começou logo com a contratação de uma nova equipa técnica, que começou a trabalhar na última semana.
Ricardo Silva é o novo treinador do clube e chega à Castanheira depois de uma bem-sucedida passagem pelos seniores do Sobral e das camadas jovens do Arrudense. Tem a seu lado Vítor Simões como adjunto e Pedro Dias como treinador de guarda-redes. Pela frente o trio tem uma tarefa difícil: construir uma equipa praticamente de raiz - apenas sete jogadores ficaram da última época, os restantes saíram - e criar uma mentalidade ganhadora potenciando novos valores capazes de vestir a camisola do clube.
“A ambição é fazer o melhor possível. A fasquia está muito alta e o clube esteve nos últimos dois anos em terceiro lugar do campeonato da primeira divisão distrital. Muitas das nossas referências saíram para o Carregado, isso obriga a uma reestruturação ao nível do plantel. Vão ficar sete ou oito jogadores da época passada, o que é curto. Dois terços do plantel vai ser novo e isso implica um grande trabalho de casa”, explica Ricardo Silva a O MIRANTE.
Actualmente o clube está a fazer treinos abertos de captação de jogadores e um dos objectivos da equipa técnica é voltar a chamar os jovens da terra para vestirem a camisola do clube. “Vamos apostar na formação e temos a sensibilidade que isso é que nos pode vir a ajudar, não a curto prazo, mas a longo prazo. Ao mesmo tempo é mais fácil aproximar os adeptos do clube com gente da terra. Temos já três jogadores dos juniores que vão fazer parte do plantel sénior”, explica o técnico. O plantel ainda não está fechado e já conta com 16 jogadores. O novo técnico admite que vai encontrar um campeonato “difícil” e “extremamente competitivo” com 14 equipas todas a lutarem pelo melhor resultado.
“No balneário vamos incutir um espírito de humildade, trabalho e dedicação ao clube. Sou uma pessoa que gosta de respeitar para ser respeitado e que os jogadores tenham sentido de compromisso com o clube: se for para andar aqui a brincar não vale a pena. O nosso objectivo é a manutenção na primeira divisão distrital e o compromisso é ficar na primeira metade da tabela. Ao nível do grupo queremos ser sérios. Para esta equipa técnica quem não treinar não joga, se não tiverem um compromisso sério com o clube não vale a pena”, garante.
Ricardo Silva é um técnico que gosta de ter uma equipa equilibrada em campo. “Gosto de ter uma equipa equilibrada, com noção do que tem de fazer dentro de campo e tacticamente bem posicionada. Por exemplo, gostava de jogar em 4-3-3 mas se não tiver extremos terei de jogar em 4-4-2. Primeiro teremos de conhecer o grupo e perceber se ele nos pode dar o que pretendemos”, conclui. O arranque da nova época está marcado para a última semana de Setembro.

Juventude da Castanheira ataca manutenção com nova equipa técnica

Mais Notícias

    A carregar...