uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Bombeiros não são tão desgraçados como parece

Quem escreveu esta notícia não conhece a realidade. Os bombeiros que estejam de serviço ganham 45 euros se estiverem 24 horas de serviço. A alimentação nas ocorrências é assegurada pelas corporações, isso é verdade, no entanto não se esqueçam que estamos muitas vezes 7/8 horas sem comer... No quartel somos nós que temos de pagar a alimentação, portanto a descontar nos 45 euros. Imagine-se, eu, se estiver de serviço durante o turno do dia ganho 24 euros e desses 24 euros tenho de gastar 5 ou 6 euros em alimentação. Dividam 19 euros por 12 horas e vejam quanto dá... Este artigo é parcial e tendencioso, mostrando pouca investigação num tema importante. E já agora, várias pessoas tiram férias para estar nos bombeiros (1 ou 2 semanas) porque há falta de pessoal, não pelo dinheiro, que é manifestamente um mero subsídio simbólico.
Nota-se claramente que Pedro Ribeiro não vive numa região onde se trabalha a sério. Nota-se claramente que desconhece outros panoramas que não o seu... Se o Sr. Pedro Ribeiro soubesse o que é correr risco de vida frequentemente não teria feito tais afirmações...
João Paulo Forte
Ora então vamos lá esclarecer direitinho quem fez esta notícia. Os operacionais ganham 45 euros em 24h, no entanto, os turnos são de 12h! E só ganham esses 22,50 euros (este sim o valor real), os 5 que estão na ECIN (Equipa de Combate a Incêndios), todos os outros ganham zero e são voluntários. Mais... acabando essas 12h, os elementos da ECIN muitas vezes continuam no terreno como voluntários, ou seja, não picam o cartão e vão embora.
Agora a questão das refeições. São sim, senhor, asseguradas pelas associações, mas sabem quantas delas são tomadas a bons horários?! É que o combate não pára só porque é hora de jantar!! Os operacionais chegam a andar 7, 8, 9, 10h seguidas sem comer e a beber água apenas. E mesmo essa, por vezes, é dos tanques!! Querem fazer notícias esclareçam-se com quem anda no terreno!
Pedro Lima
Que mentira!! Investiguem melhor antes de saírem com as notícias! E mesmo que fossem 45 euros por dia?! Acham muito para quem arrisca a vida e trabalha horas e horas a fio!?? E ainda digo mais! Tenho bombeiros na família que fazem serviço voluntário todo o ano e não ganham coisa nenhuma. São horas e horas tiradas à família, para o bem da população! E o risco que correm nos anos todos de serviço? Aconselho quem diz estas coisas a fazer parte de uma corporação de bombeiros por um dia para ver se é tudo “pão com mel” como transparece nesta notícia.
Joana Queiroz
Mensagem cheia de palavras vãs... só mesmo de quem desconhece por inteiro a “vida” de uma Associação de Bombeiros! Ai é assim??? Atrevam-se a ir para uma Associação de Bombeiros e provem dessa abundância!!! Bora lá!!
Fernando Ferreira
Bom, tendo em conta os comentários que esta notícia suscitou, parece que afinal os bombeiros são mesmo uns “desgraçados” (expressão utilizada no título), o que lamento profundamente. Eu sempre achei que, de um modo geral, os bombeiros eram fortes, determinados, resilientes e indiferentes aos que consideram os apoios que lhes são justamente atribuídos, meras regalias. Pelos vistos enganei-me.
Vai por aqui um grande rol de queixas. Pagamento horário muito baixo para o serviço prestado; não pagamento de horas extraordinárias; refeições fora de horas e muitas vezes tomadas em locais impróprios para se almoçar ou jantar, etc, etc, etc...enfim, percebo que, provavelmente, anda aqui a fazer falta uma estrutura sindical com grande capacidade reivindicativa e uma maior sensibilidade de quem fixa esses montantes.
Ao ler alguns comentários que desafiam todos os que acham que os bombeiros “não são tão desgraçados como parecem” a irem para bombeiros para ver como elas doem, eu, que sou daqueles a quem nunca passou pela cabeça ser bombeiro, apesar de considerar os serviços prestados pelos mesmos, essenciais à sociedade, quero dizer que declino o convite. Se as coisas se passassem assim só podíamos criticar os políticos se fossemos políticos; os árbitros se fossemos árbitros; os juízes se fossemos juízes e os jornalistas se fossemos jornalistas. Ou seja, deixaria de haver críticas e viveríamos...eu ia a dizer na paz dos anjos mas prefiro dizer numa ditadura!
Considero muito bem empregue o dinheiro dos nossos impostos gasto no apoio aos bombeiros. É do dinheiro mais bem empregue a par do que é gasto na saúde, educação, cultura e assistência social, por exemplo mas não me sinto obrigado a calar qualquer crítica que algum dia tenha que fazer a algum ou a alguns bombeiros. Afinal os bombeiros não são deuses nem santos e têm todos os defeitos e qualidades de quaisquer outros cidadãos.
Rui Ricardo

Mais Notícias

    A carregar...