uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim promove o uso de bicicletas pelas crianças

Almeirim promove o uso de bicicletas pelas crianças

Pedro Ribeiro quer crianças a andar de bicicletas nas escolas da Lezíria do Tejo

Uma bicicleta para crianças por 99 euros com direito a capacete e rodinhas é a proposta do município de Almeirim para promover o uso da bicicleta pelos mais novos. O programa “Almeirim On Bike”, de venda de bicicletas a preços mais reduzidos, não é novidade mas é a primeira vez que a iniciativa é dirigida às crianças. As bicicletas podem ser adquiridas no posto de turismo no edifício da câmara municipal.
“No meu tempo andar de bicicleta era tão normal como andar a pé, mas nos dias de hoje, fruto da preocupação dos pais, nomeadamente com a segurança, os miúdos foram deixando de andar de bicicleta e fomos percebendo em acções que fomos fazendo nas escolas que muitas crianças não sabem andar de bicicleta, por isso decidimos avançar com esta ideia”, afirma o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.
A par do “Almeirim On Bike Júnior”, a câmara vai avançar com outro projecto em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo. “Chama-se “A bicicleta vai à escola” com o incentivo de fazer com que os miúdos aprendam a andar de bicicleta nos estabelecimentos de ensino. Pedro Ribeiro, também presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, quer alargar este projecto a todos os municípios que fazem parte desta organização que reúne, além de Almeirim, os municípios de Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
Uma das preocupações do autarca é o facto de o seguro escolar “não abranger as idas e vindas de bicicleta para escola”, por isso, a autarquia em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, já solicitaram ao Ministério da Educação “a sensibilização para esta questão”, refere Pedro Ribeiro. No projecto de requalificação do parque desportivo também está prevista a construção de um pista “para que os mais pequenos possam aprender a usar a bicicleta, “num local fechado e seguro mas como o novo complexo vai ser feito por fases, a pista não é para já, afirma o autarca.

Almeirim promove o uso de bicicletas pelas crianças

Mais Notícias

    A carregar...