uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras chegam ao fim de 30 anos a bairro desfavorecido de Fazendas de Almeirim

Obras chegam ao fim de 30 anos a bairro desfavorecido de Fazendas de Almeirim

Câmara vai aproveitar fundos comunitários para dar uma melhor imagem ao Bairro Ancofa. Câmara de Almeirim pretende também melhorar algumas habitações sociais da zona habitacional que ainda são sua propriedade e espera com as intervenções limpar a carga negativa que o bairro possa ter.

O Bairro Ancofa, em Fazendas de Almeirim, conhecido por ser uma zona de pessoas desfavorecidas, vai ser requalificado ao fim de mais de 30 anos de espera. O bairro está inserido nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, o que permite à Câmara de Almeirim obter financiamento comunitário para este tipo de bairros onde vivem pessoas com problemas socioeconómicos. Com esta requalificação o presidente do município, Pedro Ribeiro, espera dar uma nova imagem ao bairro e diminuir a carga negativa que este tem perante a comunidade.
Pedro Ribeiro refere que no concelho este é o único bairro que se enquadra nos parâmetros de financiamento para áreas habitacionais desfavorecidas, onde residem pessoas afectadas pelo desemprego, as dependências, a pobreza e situações sociais que merecem acompanhamento. A requalificação do espaço público do bairro está orçado em cerca de 90 mil euros, com um financiamento da União Europeia de 85 por cento. O autarca reconhece que esta é uma oportunidade para dar uma nova cara à zona, que anda a ser adiada há 30 anos.
Além do arranjo do espaço público, o município ainda é dono de seis habitações sociais e pretende também recuperar estas casas que, com mais de três décadas de construção, apresentam problemas de degradação. O concurso para a intervenção no bairro já foi lançado e espera-se que as obras possam começar este ano. Está prevista a criação de uma zona de lazer, um espaço para desporto e um parque para crianças.
O município, além desta intervenção financiada, vai ainda investir do seu orçamento próprio cerca de 300 mil euros para arranjar o antigo campo do Sporting, também em Fazendas de Almeirim. Um espaço em terra batida ladeado por habitações numa zona central da localidade. Para estas obras não há fundos comunitários mas o autarca considera que a intervenção é necessária. A requalificação do espaço vai incluir a instalação de um parque infantil, casas-de-banho públicas, uma zona de lazer, espaços verdes e iluminação pública. Para estas obras o concurso para escolha do empreiteiro vai ser lançado em Outubro.

Mais investimentos na freguesia

A freguesia de Fazendas de Almeirim não se pode queixar da atenção da câmara, que vai investir mais 150 mil euros na localidade, com a construção de uma nova casa mortuária com duas salas. O edifício vai ser construído junto ao cemitério e inclui um espaço religioso. O presidente da câmara garante que vai continuar a funcionar o espaço mortuário junto à igreja da sede de freguesia e as pessoas podem optar por velar os defuntos em qualquer um dos locais. O novo espaço mortuário vai ter condições mais modernas e com maior conforto, dispondo de casas-de-banho e ar condicionado.

Obras chegam ao fim de 30 anos a bairro desfavorecido de Fazendas de Almeirim

Mais Notícias

    A carregar...