uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vialonga ganha quatro dezenas de hortas urbanas

Vialonga ganha quatro dezenas de hortas urbanas

Há vários anos que era reclamada a criação destes espaços. Ao todo são 8800 metros quadrados de terreno que vão dar origem a 41 talhões de hortas urbanas. Em todo o concelho são já 283 as hortas disponíveis.

A freguesia de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, vai ter à disposição dos munícipes 41 hortas urbanas na Quinta das Índias, situadas num espaço municipal de 8800 metros quadrados. As obras iniciam-se em Setembro e o projecto vai custar 150 mil euros.Cada horta tem uma área média de 45 metros quadrados e a zona ocupada será na margem esquerda da ribeira do Morgado, entre a rua Vergílio Ferreira e a rua Batalha da Alfarrobeira.
A criação de hortas urbanas na freguesia era uma reclamação antiga de moradores e de autarcas, em especial da assembleia de freguesia. A proposta agora apresentada pela câmara prevê a criação de um espaço simples e bem equipado, que permita tirar partido da localização privilegiada junto à ribeira e perto da zona edificada. “Uma vez que não existem passeios ao longo dos arruamentos uma das grandes intervenções será a construção de mais 400 metros de passeios que vão permitir um acesso facilitado a toda esta nova zona verde”, explica a câmara.
Vão ainda ser criados caminhos internos de circulação entre os vários talhões, além da instalação de bancos e papeleiras. O concurso para a atribuição dos espaços vai ocorrer em breve mas ainda não há uma data definida. A junta de freguesia já veio congratular-se publicamente pelo anúncio das hortas, dizendo que “finalmente” a câmara “acedeu” aos pedidos do executivo de criar hortas em terrenos que precisavam de valorização.
A Câmara de Vila Franca de Xira, recorde-se, tem vindo a desenvolver um projecto de construção de hortas urbanas nas várias localidades do concelho ao longo dos anos, que têm contribuído não só para a sustentação de corredores ecológicos mas sobretudo como meio de subsistência alimentar de muitas famílias. Ao todo Vila Franca de Xira tem já 283 talhões de hortas urbanas em Alverca, Póvoa de Santa Iria e Vialonga.

Vialonga ganha quatro dezenas de hortas urbanas

Mais Notícias

    A carregar...