uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Maria Luísa Gonçalves Marques

Maria Luísa Gonçalves Marques

Gerente da LM Natural Academy, 48 anos, Cartaxo

Portugal é um país de gente bem formada?
Quero acreditar que sim. Entendo que a formação se adquire ao longo da vida. Só não “evolui” quem não reconhece o significado da palavra humildade e não está “preparado” para admitir que todos os dias adquirimos “novas” competências.
Está preparada para tudo na vida de empresária?
Estou preparada para enfrentar adversidades e vencer obstáculos, em suma crescer. Nem tudo será fácil, mas a humildade e a persistência fazem parte do meu lema de vida. Entendo que mesmo em negócios menos bem sucedidos, o que devo valorizar é a aprendizagem que retiro da situação. Uma coisa garanto: valorizo os recursos humanos, o espírito de equipa e a união. Juntos somos mais fortes.
Cartaxo, para si, é sinónimo de quê?
Numa palavra: de abandono. Cartaxo é sinónimo de falta de preocupação por quem de direito pelas suas gentes. Uma cidade completamente descaracterizada, onde o betão deu lugar ao verde. Ah! Mas ganhou um parque de estacionamento subterrâneo com elevador panorâmico e tudo. Parque de estacionamento sem vigilância, sem segurança e quando São Pedro é generoso na quantidade de água que nos envia, o parque vira piscina. E a rotunda junto ao mesmo! E os “monstros” de betão junto à praça de touros!
Prefere viver na agitação de uma metrópole ou na pacatez da província?
Sem dúvida alguma, na pacatez da província. Podemos até não ter acesso imediato a todos os serviços que necessitamos, nem a todos os eventos que queremos, mas a pacatez da província não tem preço!
Alguma vez nadou no Tejo?
Nadar, nadar, não digo... Mas recordo-me de “ir a banhos” no nosso rio Tejo. De passear de barco e ver as maravilhosas margens, visitar as aldeias avieiras, enfim. Posso não ter nadado no Tejo, mas sou uma apaixonada pelo Tejo!
Fazem falta mais mulheres na política?
Na política e não só! Em lugares de topo como chefias de grandes empresas, por exemplo, também fazem falta mais mulheres. Nós mulheres somos mais organizadas, metódicas e coerentes. Não quero com isto dizer que os homens não façam falta na política ou em cargos de chefia. Mas que devia haver mais mulheres a “mandar” no país, devia!
Com que político gostaria de almoçar?
Era mais fácil responder com quem me recusaria a almoçar.
À mesa, de que lado deve ser colocado o smartphone?
No bolso, na mala... e em modo silêncio. Em cima da mesa, nunca!
Alguma vez pediu o livro de reclamações?
Sim, já pedi o livro de reclamações e efectivei a reclamação. É um direito que temos enquanto cidadãos! Não o fiz por maldade, mas por sentir que não estava a ser bem tratada. Se o Livro de Reclamações existe, e se temos razões para o usar, porque não o havemos de fazer?
Tem alguma superstição?
Não tenho qualquer tipo de superstição. E muito menos relacionada com gatos. Adoro gatos e os pretos são os meus preferidos!
A Justiça é igual para todos?
Na teoria sim, na prática nem sempre. Continua a existir racismo e xenofobia, mesmo que atrás de uma máscara, mas existe...
Gosta de uma boa discussão?
De todo! Gosto de conversar, trocar ideias, analisar vários pontos de vista. Discussão, para mim é sinónimo de gritos e confusão... logo, prefiro distância.
Lê jornais?
Sim, leio. Em ambos os suportes. Gosto mais de ler jornais em suporte papel, se bem que, neste momento, recorro mais aos jornais online, por uma questão prática.
Quais as qualidades que mais aprecia numa pessoa?
A honestidade, o sentido de justiça e de respeito pelo outro, a humildade e a simpatia.
Lembra-se da última vez que utilizou a bicicleta como meio de transporte?
A estática! (risos) Não gosto de utilizar veículos com duas rodas. Mas gosto muito de caminhar, andar a pé.
O que é um dia bem passado para si?
Uma caminhada à beira mar, conversar e rir com amigos. Há algo melhor do que passar um dia a dizer disparates e a rir dos mesmos?

Maria Luísa Gonçalves Marques

Mais Notícias

    A carregar...