uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Exposição em Santarém liga arte e vinho

Exposição em Santarém liga arte e vinho

Treze artistas plásticos expõem no Fórum Actor Mário Viegas e no Palácio Landal de 8 de Outubro a 13 de Novembro

Treze artistas plásticos foram convidados pelo Centro Cultural Regional de Santarém e pela Escola Superior Agrária para uma iniciativa que liga a arte, o vinho e a vinha e que vai acontecer de 8 de Outubro a 13 de Novembro. O evento, designado “Arte & Vinho”, será centrado numa exposição de pintura temática, com obras que os 13 artistas plásticos convidados estão a realizar e que serão expostas no Fórum Actor Mário Viegas, espaço pertencente ao Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS), e no Palácio Landal, recentemente recuperado pelo município.
Em articulação com a exposição de pintura, vão realizar-se acções que interligam a arte e o vinho, como colóquios, música, visitas guiadas a património histórico vinhateiro, provas comentadas e um seminário técnico a decorrer na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS/IPS), afirma uma nota de divulgação do evento.
A iniciativa conta com as colaborações da Direcção Geral do Património Cultural, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, da Comissão Vitivinícola Tejo (CVRTejo), da Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV), das câmaras municipais de Santarém e de Almeirim e da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O projecto conta com uma estrutura curatorial, responsável pela escolha e exposição das obras, assim como pela produção do catálogo a apresentar na inauguração da exposição, que integra os docentes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa José Quaresma e Fernando Rosa Dias e os representantes do CCRS António Amaral e Elias Rodrigues.
Os artistas convidados a participar na iniciativa são Carlos Amado, Domingos Rego, Fernando Veríssimo, Gil Teixeira Lopes, Graça Morais, José Catrola, José Quaresma, Mário Rodrigues, Mário Tropa, Matilde Marçal, Oliveira Tavares, Pedro Saraiva e João Jacinto.
As entidades que se tornaram parceiras vão fazer coincidir vários eventos com a exposição de pintura, nomeadamente a comemoração do Dia Europeu do Enoturismo e cerimónias de entronização em confrarias, decorrendo em Santarém, no período do evento, o Festival Nacional de Gastronomia.
O seminário “A Arte do Vinho”, que se vai realizar a 12 de Outubro na ESAS em colaboração com a AMPV, a CVRTejo e o CCRS, abordará questões como a “história do vinho e a vinha no Ribatejo”, por José Andrade, “Novas castas no Ribatejo”, por António Ribeiro, “Enólogo, na interface da Técnica com a Arte”, por Virgílio Loureiro, e “A Arte da prova”, por Mário Louro.
“Vinho e saúde”, por Rui Jorge, “Arte e Design de rótulos”, por Francesco Craca e Luís Maia, “A Arte da cortiça”, por Alzira Quintanilho, e “A Arte da Comercialização”, por Maria Vicente, serão outros temas a abordar nesse encontro.
O evento pode ser acompanhado na Internet em artevinho.com.

Exposição em Santarém liga arte e vinho

Mais Notícias

    A carregar...