uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nova exposição de pintura na House of Art - Horta dos Cedros

A House of Art - Horta dos Cedros tem patente mais uma exposição de pintura, desta vez com a pintora Ana Maria Themudo Barata. A mostra foi inaugurada no dia 17 de Setembro. A House of Art é um projecto inovador de arte contemporânea, em parceria com a empresa Unvoid. No âmbito deste projecto pretende-se “apresentar e promover artistas nacionais contemporâneos que, trimestralmente, terão aqui o seu espaço individual de exposição”, refere a Horta dos Cedros.
“O objectivo é tornar a casa não só num alojamento local de conforto e excelência, mas configurar-lhe um carácter contemporâneo e artístico, divulgando assim a arte contemporânea portuguesa junto de visitantes nacionais e estrangeiros. As obras expostas serão sempre passiveis de venda”, acrescenta a Horta dos Cedros. Esta exposição que agora está patente, denominada Trilogia, teve a preocupação do relacionamento das obras com o espaço.
Dividida em três áreas, apresentam-se nesta mostra três técnicas de pintura: óleo, aguarela e tinta-da-china. “Técnicas que Ana Maria demonstra claramente dominar e que desenvolve de forma distinta, quer pelo traço, como pelas temáticas ou mesmo géneros artísticos que emprega em cada uma delas. Uma Trilogia de espaço, técnica e temática”.
Refere o projecto que “a forte expressividade” do traço de Ana Maria Themudo Barata “revela-se bem nas suas pinturas abstractas, mas torna-se mais perfeccionista e clarividente nos desenhos a lápis ou a tinta-da-china, com um pormenor e detalhe quase delirante e frenético”. E acrescenta que esta é “uma Trilogia vivida em mais de 50 anos de trabalho, dedicação, experimentalismo e muita teimosia. Ana Maria Themudo Barata desenvolve a sua actividade de pintura desde sempre e para sempre, como se de uma terapêutica falássemos, um gosto e técnica aliados a uma vontade enorme de produzir, criar e viver com arte”.

Mais Notícias

    A carregar...