uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Prioridade à economia na origem da poluição em Torres Novas

Não quero de forma alguma colocar-me em bicos de pés mas, em verdade, durante demasiado tempo, ninguém apresentou sugestões a não ser eu no meu blog. Algumas possibilidades são até caricatas de tão óbvias que são. É verdade que esta sugestão de se limpar a linha de água, (Ribeira da Boa Água) conhecida pelos piores motivos, não é minha e até foi aflorada, penso eu, pelo anterior executivo da Câmara de Torres Novas. As questões principais mantêm-se e são as seguintes:
1 - Se existem diversas empresas a poluir porque algumas pessoas terão medo de que se investigue tudo, mas mesmo tudo, e isso inclui o próprio Estado Português que é um dos poluidores/prevaricadores em Torres Novas?
2 - Se a Fabrióleo investiu em ETARs/Ambiente obrigada pela nossa pressão popular e pelo anterior Governo, então os parâmetros que foram impostos há um ano já não estão correctos?
3 - Então porque é que este grau de exigência não é extensível a todos os que poluem neste concelho e que a maioria já estarão identificados? Para quem não sabe há diversas empresas a trabalhar com fabrico e/ou recuperação de óleos alimentares e que qualquer empresa destas será sempre um potencial poluidor. Há uma abordagem enviesada em relação a esta questão de Torres Novas e por isso tenho denunciado de forma sistemática às nossas autoridades esta situação completamente anacrónica.
4 - Já agora, o princípio do encerramento de empresas nunca foi princípio, caso contrário também se pode colocar a questão ao contrário. Por que razão foi exigido (e cumprido) um pesado caderno de encargos à Fabrióleo? Este Caderno imposto pela APA/Ministério do Ambiente não foi o mais correcto? E agora com este novo Governo já irá estar correcto? Ou a exigência do IAPMEI de se voltar atrás será também incompleta? E será justo modificar regras a meio do jogo?
5 - E, já agora, o princípio do poluidor/pagador está a ser executado em todo o território, incluindo Porto, Aveiro, Estarreja, Sever do Vouga, Vila Velha de Ródão, e algumas autarquias do distrito de Santarém? E esse princípio do encerramento também foi seguido em Vila Velha de Ródão? A Celtejo foi encerrada? A Centroliva foi encerrada? A própria Câmara de Vila Velha de Ródão como um dos principais poluidores foi encerrada? Uma certa empresa de carros de Palmela foi encerrada? A Caima em Constância alguma vez foi encerrada? Se não, então é porque eu tenho razão nas minhas sugestões. e que agradeço algumas já estarem a ser seguidas. E agradeço a todos, e em especial a membros do Governo, autarquias e órgãos de tutela que as releiam.
Sou a favor até de um possível aumento de exigências mas de forma articulada, abrangente, inclusiva e não aleatória patrocinada por grupos de pressão já identificados.
6 - Nestas minhas sugestões está lá matéria mais que suficiente para se resolver esta questão ambiental em Torres Novas. Obrigado ao Jornal O MIRANTE pela sua independência nesta situação fracturante regional.
Mattos (sos-riotejo.blogspot)

Mais Notícias

    A carregar...