uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Canil de VFX requalificado para dar melhores condições aos animais

Canil de VFX requalificado para dar melhores condições aos animais

Município prossegue política de não abate e ampliou instalações

Cerca de 135 mil euros foi quanto a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira investiu na requalificação e ampliação do canil municipal, situado na Castanheira do Ribatejo. As obras foram inauguradas na terça-feira, 4 de Outubro, em que se assinalou também o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), salientou o trabalho que o município tem feito na defesa dos animais e chamou de injustas as críticas dirigidas a Mário Calado (CDU), presidente da Junta de Vila Franca, sobre a colocação de placas a alertar para não se alimentarem animais abandonados.
“A estratégia de uma política de não abate é há muito a nossa realidade. Desta forma procuramos que o abandono dos animais diminua. Embora a legislação criminalize o abandono animal, este continua a verificar-se. Acho injustas as criticas ao presidente da Junta de Vila Franca. As pessoas têm de ter outra atitude de forma a existir um equilíbrio entre animais e população, onde os animais não sejam alimentados na rua de forma descontrolada”, afirmou Alberto Mesquita.
Ana Leonardo, veterinária responsável pelo equipamento, indica que ainda há muitos animais abandonados. “As pessoas não os abandonam para ir de férias, eles abandonam quando o animal começa a dar problemas, como o roer a casa ou quando começam a crescer”, diz. Refere ainda que o município vai procurar educar as pessoas no sentido de adoptar cães em vez de comprá-los.
O jornalista João Moleira foi escolhido para apadrinhar a iniciativa e durante a apresentação indicou que esta obra é uma oportunidade que Vila Franca tem para mostrar a sua atenção para com os animais, apesar de possuir uma cultura tauromáquica muito forte. Moleira refere contudo que lhe é impossível ter animais em casa pela sua profissão e essa situação deve ser tida em conta.

Canil de VFX requalificado para dar melhores condições aos animais

Mais Notícias

    A carregar...