Cavaleiro Andante
À falta de cavalos...
À falta de burros ou cavalos, estes bravos aliaram a força à boa disposição para fazer andar a charrete em plena Feira do Cavalo, na Golegã. Felizmente a brigada de trânsito não andava por perto…
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
O disco e a cassete
A intervenção do vereador Francisco Madeira Lopes (CDU) sobre o orçamento da Câmara de Santarém para 2015 terminou com o autarca a dizer que o documento, proposto pela maioria PSD, era uma espécie de vira o disco e toca o mesmo. Uma metáfora que, embora vistosa, nada trouxe de novo a quem está habituado a assistir a esse tipo de discussões. Afinal de contas, a discussão dos orçamentos na maior parte dos municípios acaba por ser uma desgarrada entre discos riscados e cassetes já gastas e roufenhas.
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Santarém é uma fonte de receita para a CAP
Como vamos ter eleições autárquicas em breve os candidatos dos partidos da oposição no governo das câmaras começam a perfilar-se. O Cavaleiro Andante abre também as hostilidades e desafia os putativos candidatos no concelho de Santarém a começarem o seu trabalho pelo livro aberto que é o CNEMA. Ninguém compreende as razões que levam uma organização de agricultores a boicotar a economia de uma cidade; ninguém sabe o que é que motiva a direcção da CAP para se recusar a abrir o espaço às associações e colectividades da região; não cabe na cabeça de ninguém que o CNEMA tenha a maior sala de espectáculos da região, porventura uma das maiores do país, e que a utilize apenas uma vez por ano e durante a Feira da Agricultura e em proveito próprio; como é que é possível que as autarquias e as associações da cidade e da região não tenham acesso àquele espaço? Compreende-se que não exista um protocolo de utilização que favoreça as associações da cidade e da região que indirectamente contribuíram para que aquele espaço exista? E para que os senhores da CAP possam ter uma fonte de receita como não há outra em Santarém? Veremos se há gente na política com palavra de honra para discutir estes assuntos que mexem com a nossa pobre economia e com o prestígio da cidade de Santarém e da região ribatejana.
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Feira do quê?
Era este o aspecto das boxes para exposição de cavalos na Feira da Golegã na tarde de sábado, 5 de Novembro. As pessoas que se dirigiram ao certame e especialmente as crianças que queriam ver os cavalos acabaram por ver boxes cheias de nada.
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Tanto click...tanto click...tanto click
A semana passada o Cavaleiro Andante fez considerações sobre o facto de a notícia de O MIRANTE sobre o encerramento do balcão da Azinhaga da Caixa Agrícola da Chamusca ter tido 4.400 clicks e a do encerramento do balcão da Carregueira apenas 673. Ao ser confrontado com tamanha diferença de leituras online o presidente da Junta da Carregueira, Joel Marques (PS), disse com humor que o que foi escrito só prova que quem precisa mais do balcão a funcionar é a sua freguesia. “Pelo que se vê a Internet ainda não chegou à Carregueira. Na Azinhaga as pessoas têm todas Internet e por isso podem gerir as suas contas através do homebanking”.
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Martinho não passa despercebido
Hermínio Martinho está retirado da política há muitos anos mas continua a não passar despercebido. O actual presidente da assembleia geral dos Bombeiros Voluntários de Santarém teve prova disso durante as comemorações do 145º aniversário dessa associação humanitária, no dia 1 de Novembro. Primeiro foi o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, o mediático Jaime Marta Soares, a pedir-lhe para posar com ele para a fotografia. Depois foi o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, a referir no seu discurso a satisfação que teve em contactar directamente com um homem que em tempos foi figura de topo da política nacional. Com tanto elogio junto, o Cavaleiro Andante aposta que o ego do antigo vereador, deputado e líder do extinto PRD ultrapassou a sua altura física nesse dia.
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Assessorias
Durante a gravação da conversa para a rubrica semanal de O MIRANTE, “Duetos Improvisados”, o presidente da Junta de Freguesia da Carregueira, Joel Marques, e o presidente da Junta de Freguesia da Azinhaga, Vítor Guia, confessaram que não sabem fazer um nó de gravata e que quando é necessário usarem gravata, quem trata disso são as esposas. “Eu tenho uma assessora que é a minha mulher”, disse Joel Marques, tendo Vítor Guia elevado a fasquia em matéria de assessorias. “Pois eu tenho também uma assessora... que leva a gravata a um vizinho meu que é especialista em nós de gravata”.
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Não acertou uma
O vereador da Câmara de Rio Maior Daniel Pinto (PS) esteve manifestamente atabalhoado na última reunião do executivo quando se dirigiu ao vereador comunista Augusto Figueiredo. Primeiro tratou-o por “colega” e foi logo corrigido e repreendido: “Colega não, camarada!”. Pouco depois, voltou à carga e chamou benfiquista a Figueiredo, quando este é um sportinguista ferrenho. Decididamente, esse não era o dia para Daniel Pinto jogar na lotaria. É que não acertou uma…
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Queimado que faça contas
A um ano das eleições, as manobras do CDS-PP, que está a renascer das cinzas na Chamusca, podem muito bem estragar as contas eleitorais e não é de admirar que o presidente da câmara, o socialista Paulo Queimado, se empenhe mais em aplicar o dinheiro para manter o eleitorado satisfeito. Queimado já começou a gastar em corridas de toiros e é provável que comece a investir em missas e a dar subsídios de natalidade para cativar os centristas.
Cavaleiro Andante | 09-11-2016
Destaques
Feira Nacional do Cavalo na Golegã até 13 de Novembro
Cavalos, castanha assada e água-pé constituem a trindade que reina na vila por estes dias. A feira franca é outro dos atractivos que cativam milhares de visitantes.
Edição de 09-11-2016