O Cartoon da Noticia
Um saco de gatos
O PSD de Abrantes está em polvorosa devido às eleições autárquicas do próximo ano, mantendo a tradição de turbulência que assola o partido há muitos anos motivada pelas fracturas internas que não há meio de serem reparadas. A escolha de António Castelbranco para cabeça de lista do partido à câmara deixou enxofrada a vereadora “laranja” Elza Vitório, a escolhida em 2013 e que não colheu grandes resultados junto do eleitorado. Elza já disse que não vai apoiar o candidato do seu partido. E o presidente da Junta de Rio de Moinhos, Rui André, também não gostou de ver anunciada a sua recandidatura pelo presidente da concelhia do PSD, Rui Santos, deixando claro que a última palavra lhe cabia a ele e por isso desta vez vai candidatar-se como independente mas sem o apoio dos social-democratas. Entretanto, no sofá, a assistir deliciada ao espectáculo, está a presidente da câmara e recandidata do PS, Maria do Céu Albuquerque, que já deve estar a sonhar com mais uma maioria confortável. Com uma oposição destas quem é que precisa de aliados?
O Cartoon da Noticia | 09-11-2016
No contentor é que é bom!
O concelho de Azambuja está no último lugar entre os municípios que integram a Valorsul no que toca à recolha selectiva de resíduos para reciclagem, registando uma média de 20 kg de resíduos por habitante em 2015. Um número muito abaixo dos 80 kg por habitante registados em Lisboa, concelho que lidera a lista. Os outros concelhos da região que integram a Valorsul apresentam números um pouco melhores, mas estão também na segunda metade da tabela: Vila Franca de Xira recolheu selectivamente 27 kg de resíduos por habitante em 2015 e Rio Maior ficou-se pelos 22 kg. A Valorsul, empresa que procede ao tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos de 19 municípios dos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém, aponta como objectivo para 2020 uma média anual de 49 kg de lixo separado por habitante (actualmente a média é de 41 kg por pessoa). O Cartoon da Notícia não tem uma explicação para esta aversão à separação de resíduos mas acredita que pode tratar-se de um caso de daltonismo crónico colectivo a impedir os cidadãos de distinguirem as cores dos ecopontos - azul (papel), amarelo (plástico e metal) e verde (vidro) - e, por via das dúvidas, a mandarem tudo para o contentor.
O Cartoon da Noticia | 09-11-2016
Destaques
Feira Nacional do Cavalo na Golegã até 13 de Novembro
Cavalos, castanha assada e água-pé constituem a trindade que reina na vila por estes dias. A feira franca é outro dos atractivos que cativam milhares de visitantes.
Edição de 09-11-2016