Primeiro Plano
A estrela da tarde
Nasceu em Santarém, vive entre o Ribatejo e o Alentejo, tem 57 anos e é docente, investigadora, especializada em literatura tradicional e contadora de histórias. Joaninha Duarte prefaciou “Melodias na Manta: Contributos de Sabedoria Popular” um trabalho que reúne canções lengalengas, adivinhas, receitas, histórias, anedotas e memórias de 11 instituições sociais do concelho de Santarém. No lançamento do livro, que aconteceu no centro comercial W Shopping, Joaninha foi a estrela da tarde recitando pérolas impressas nesta obra editada pela Câmara de Santarém.
Primeiro Plano | 09-11-2016
Trabalhos a render
Cátia Rainha tirou o curso de artes na Secundária Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira e continuou os estudos artísticos no IADE (Lisboa). A jovem de 25 anos, natural de Vila Franca de Xira, tinha várias pinturas que realizou nos tempos de escola e decidiu desfazer-se de alguns trabalhos ao expô-los no GART (Grupo de Artistas e Amigos da Arte). Apesar de lhe custar um pouco a nível sentimental, a artista já amealhou uns bons euros com a venda destes trabalhos.
Primeiro Plano | 09-11-2016
145 anos ao serviço de Santarém
Os Bombeiros Voluntários de Santarém são a segunda associação humanitária mais antiga do país a seguir aos Voluntários Lisbonenses, estando a comemorar 145 anos de vida. Na sessão solene, realizada a 1 de Novembro, contaram com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que não poupou nos elogios ao trabalho desenvolvido pela direcção e pelo corpo activo. “Este é seguramente um dos melhores quartéis que conheço no país”, disse o governante sobre as novas instalações dos BVS.
Primeiro Plano | 09-11-2016
Um maestro toca qualquer instrumento
No encontro de bandas filarmónicas de Aveiras de Cima (Azambuja), que decorreu na sede da Filarmónica Recreativa local, o maestro da Sociedade Musical Capricho Setubalense, Joaquim Silva, convidou alguns elementos do público, entre eles os maestros da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos, Daniel Manuel (à esquerda), e da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, João Ramos (à direita), para uma música mais descontraída e interactiva. Os dois maestros mostraram saber tocar qualquer instrumento, até maracas e bloco de dois sons.
Primeiro Plano | 09-11-2016
Destaques
Feira Nacional do Cavalo na Golegã até 13 de Novembro
Cavalos, castanha assada e água-pé constituem a trindade que reina na vila por estes dias. A feira franca é outro dos atractivos que cativam milhares de visitantes.
Edição de 09-11-2016